Unoeste participa do maior festival de divulgação científica

40

Uma jornada científica incrível, que envolve mais de 120 cidades brasileiras e mais de 600 pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento. Teve início dia 22 de maio e segue até hoje, em todo o território nacional, o Pint of Science Brasil que discute tópicos relevantes em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes. Em Presidente Prudente, a Unoeste que apoia todo e qualquer tipo de evento que enaltece a importância do conhecimento e da pesquisa científica na formação humana, marcou presença na abertura do festival que foi realizada na Fábrica Gastrobar.

Com o lema “Um Brinde à Ciência”, o principal objetivo do maior festival de divulgação científica é estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. Por isso, a inciativa envolve diversas instituições de ensino superior. Representando a Unoeste, os trabalhos na Fábrica Gastrobar foram conduzidos pela professora do curso de Nutrição Bianca Depieri Balmant. Ela trabalha com pesquisas na área de Nutrição Clínica e na graduação leciona as disciplinas de estágio supervisionado, avaliação nutricional, fisiologia e patologia, e distúrbios nutricionais.

De acordo com ela, a participação da Unoeste no evento permite que os pesquisadores da universidade compartilhem seus conhecimentos com a comunidade local, estimulando o interesse pela ciência e promovendo a disseminação do conhecimento científico. “Sem dúvidas, é gratificante se envolver diretamente com a comunidade, ouvir as necessidades, dúvidas, interesses e, principalmente, contribuir para a construção de uma sociedade mais informada e engajada com a ciência”, argumentou.

A participação da universidade no Pint of Science também proporcionou a oportunidade de estabelecer conexões com outros cientistas de outras instituições, fomentando o intercâmbio de ideias, o compartilhamento de experiências e o surgimento de possíveis colaborações científicas. “Esse evento permite a valorização e visibilidade da nossa pesquisa. Isso é importante não apenas para a instituição, mas também para fortalecer a importância da pesquisa científica desenvolvida na região em que a Unoeste está inserida. Em resumo, nossa participação no evento foi importante para promover a divulgação científica, interagir com a comunidade, estabelecer colaborações e valorizar a pesquisa realizada pela universidade”, concluiu a professora Bianca.

Apoio:


O festival segue até 24 de maio, sempre a partir das 19h, horário de Brasília. Até lá, cerca de 20 mil pessoas são esperadas para prestigiar a ciência nos 123 locais onde o festival é realizado Brasil afora.

COMENTÁRIOS