PRUDENTE: Primeiro caso de leishmaniose visceral em humano é confirmado em homem

214

Foi registrado em Presidente Prudente o pirmeiro caso de Leishmaniose Visceral em um homem hospitalizado, que permanece estável e está sendo acompanhando por médicos. Para preservar a identidade do paciente, a Secretaria de Comunicação (Secom), seguindo orientação da Secretaria de Saúde, não divulgou o bairro em que o caso foi confirmado.

Para combater a doença, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realizará um trabalho de orientação sobre a importância do manejo ambiental para a limpeza dos quintais, das fezes dos animais e da poda de árvores no local. É fundamental que os moradores mantenham o quintal sempre limpo e rastelado, com a retirada de objetos que possam contribuir para a proliferação do mosquito-palha, transmissor da doença. Escolas e igrejas do bairro também receberão orientação e prevenção.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará uma ação para testagem da sorologia em cães com o objetivo de identificar a Leishmaniose Visceral canina.

Apoio:


Presidente Prudente já registrou 15 casos positivos de Leishmaniose Visceral humana, com dois óbitos, um em 2016 e outro em 2017.

Segundo o Ministério da Saúde, a Leishmaniose Visceral é uma doença transmitida ao homem pela picada do mosquito-palha infectado, e pode levar a óbito em até 90% dos casos se não tratada. Os principais sintomas são febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.

COMENTÁRIOS