Prefeitura de Prudente mantém vacinação contra gripe para todos os públicos

264

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), prorrogou a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) para toda população acima de seis meses.

Conforme a coordenadora técnica de saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), a campanha em Prudente será mantida por tempo indeterminado, enquanto durar o estoque.

Os dados da VEM mostram que a cobertura vacinal total em Presidente Prudente está em 18,9%, considerando toda a população acima de seis meses, estimada em 230.650 pessoas. Os dados desta quarta (31) mostram que foram aplicadas 43.752 doses, sendo 133 de segundas doses.

Para o grupo dos idosos, a cobertura está em 44,91%; para trabalhadores da saúde a cobertura é de 41,52%, para puérperas 34,42%, para gestantes 30,03%, para professores 28,38% e para crianças 22,67%.

Apoio:


As doses contra a gripe estão disponíveis nas 28 unidades de saúde de Presidente Prudente, das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta. Aos sábados, a UBS da Vila Marcondes funciona das 8h às 16h.

Imunização Segura

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, a vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado.

Produzida com vírus inativados das três principais cepas em circulação no hemisfério sul, a vacina faz com que o organismo produza anticorpos contra a infecção e estimule a memória das células para que elas aprendam a lidar com o vírus. Menos de 10% das pessoas que recebem a vacina desenvolvem febre, mal-estar e dores musculares. Geralmente, quem desenvolve esses sintomas está recebendo este tipo de imunizante pela primeira vez. Reações alérgicas são consideradas raras.

COMENTÁRIOS