Estado alerta para epidemia de dengue: 85% dos criadouros estão nas casas, disse secretário de Saúde

78

O Governo estadual lançou, nesta última semana, uma intensiva campanha de alerta sobre a situação da dengue em São Paulo. Apenas nos dois primeiros meses do ano, o Estado registrou quase 21 mil casos positivos da doença, o que coloca 156 municípios paulistas em situação de risco e outros 249 em situação de alerta.

Nós, provavelmente, vamos ter uma grande epidemia de dengue”, alertou o secretário estadual de Saúde Eleuses Paiva, em um encontro com os prefeitos da região da Alta Paulista. O gestor estadual destacou a situação climática do Oeste paulista, que favorece o aumento dos casos. “Temos neste início de ano muita chuva e calor, principalmente nesta região, tornando-se um habitat natural do mosquito da dengue. Por isso, é essencial engajarmos toda a sociedade para a prevenção”.

Paiva afirmou que 85% dos criadouros do Aedes aegypti – transmissor da dengue – estão concentrados nas residências. “Se não houver um envolvimento da população, não existe poder público que consiga solucionar este problema”.

CAMPANHA DO ESTADO

Com o tema ‘Qual o animal mais perigoso do mundo?’, a campanha do Governo paulista quer mostrar que a dengue é uma realidade no cenário pós-pandemia e “o que é pequeno e difícil de ser visto ainda oferece perigo para a população”. Hoje, segundo o Estado, o mosquito é responsável por quase um milhão de mortes no mundo a cada ano.

Apoio:


VACINA

Para 2024, o secretário estadual de Saúde adiantou aos prefeitos da região que o combate à dengue deve contar com importante aliado: a vacina. “Uma notícia boa, mas que não será para este ano, mas com 95% de chance de se tornar efetivo no próximo ano, é a vacina.

O Instituto Butantan deve apresentar, já estão na reta final, duas vacinas homologadas: dengue e Chikungunya. Provavelmente em 2024, teremos uma arma muito grande contra à dengue”, pontua Eleuses Paiva.

Fonte: João Vinícius/Impacto Notícias

COMENTÁRIOS