103º Shhokonsai acontece neste final de semana, 08 e 09 de julho, em Álvares Machado

1059

Acontece neste final desemana, 08 e 09 de julho, a 103ª edição do Shokonsai, “convite às almas”, umevento de tradição oriental, realizado pela Associação Cultural, Esportiva eAgrícola Nipo-Brasileira de Álvares Machado (Aceam). Com entrada gratuita, são aguardadas 7 mil pessoas nos dois dias de festa.

Luiz Takashi Katsutani, que comanda a comissão organizadora do Shokonsai 2023, salientaque nesse mais de um século, são contadas muitas histórias marcadas por lutas,perdas, perseverança, conquistas e, principalmente, gratidão. “Shokonsai significa cultuar a memória dosantepassados, pois é uma tradição oriental cultuar os ancestrais”, explica.

No sábado, a partir das 16h,tem início a praça de alimentação, com o melhor da gastronomia japonesa, alémdo show com Nobuhiro Hirata e convidados. No domingo, a comemoração tem inícioàs 9h, com culto budista na capela do cemitério da colônia japonesa de Álvares Machado; às 10h, inauguração do Tori; às 11h ocorre a reverência e oração pelapaz em memória aos soldados falecidos de todas as nações na 2ª Guerra Mundial; e às 11h15, a abertura oficial com presença de autoridades.

As apresentações de karaokê, coral, danças tradicionais e folclóricas japonesas, dentre outras atividades,começam ao meio-dia, no dia 09. Ao longo do domingo, também ocorrem workshopsde takezaiku, amigurumi,  bonsai, haicai,shodo e origami. O Bon Odori, com a participação do taiko “Dantai Fênix, dePresidente Prudente, será às 16h30.

Apoio:


Encerrando as celebrações, às17h30, juntamente com a apresentação da Orquestra de Câmara do Oeste Paulista,será realizado o tradicional ritual das velas no cemitério japonês. “No cemitério, nós colocamos uma vela em cadatúmulo no final da tarde e todas elas ficam acesas simultaneamente”, detalha Takashi.

 Local

O 103º Shokonsai será realizado ao lado do cemitério japonês, localizado na estrada vicinal Vereador José Molina, Km 2 (sentido Coronel Goulart), em Álvares Machado. Com amplo espaço, o estacionamento custará R$10,00.

COMENTÁRIOS