O Sesc Thermas de Presidente Prudente preparou dias especiais para este final de semana, com ações para diferentes públicos e gostos. No sábado, o Quintal recebe a contação de história Rapunzel e o Orí Mágico, com a Cia. Dois Ventos, e o palco é da banda Jazzy Power 4tet, que apresenta um show instrumental repleto de improvisos e arranjos. Já no domingo (3/8) tem espetáculo de circo e oficina de bonecas. Tudo gratuito.
Às 14h30 do sábado, ocorre a contação de história Rapunzel e o Orí Mágico, que revisita o clássico conto de fadas sob uma nova perspectiva, mesclando ancestralidade, espiritualidade e cultura afro-brasileira.
Nascida do amor de um grande rei e uma grande rainha, Rapunzel é sequestrada e aprisionada na temida Torre do Esquecimento. À medida que cresce seu desejo de ouvir os tambores da floresta, ela vai ao encontro de Obi, um forasteiro misterioso que carrega todas as respostas. Ele ensina a jovem a honrar sua própria essência, a rezar e a utilizar a magia negra para se reconectar com sua ancestralidade.
A narrativa se desenrola com o auxílio de percussão ao vivo e é apresentada em português e Libras, proporcionando acessibilidade e valorizando diferentes formas de linguagem e expressão. Com um trabalho cênico envolvente, a Cia. Dois Ventos propõe uma apresentação para todos os públicos.
Logo depois, às 16h do sábado, sobe ao palco da Área de Convivência do Sesc Thermas a banda Jazzy Power 4tet, com um repertório instrumental que homenageia grandes nomes da MPB e do jazz, como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Arismar do Espírito Santo, Miles Davis, John Coltrane, George Benson e Stevie Wonder.
Formado em 2023, o quarteto é composto por Renato Machado (guitarra), Paulo Moreira (saxofone alto e tenor), Danel Mazini (bateria) e Kadu Galli (baixo elétrico). Juntos, eles unem a tradição dos grupos instrumentais brasileiros com a liberdade criativa do jazz moderno, criando um espetáculo vibrante e sensível que evidencia a personalidade artística de cada integrante.
Já no domingo (3/8), às 15h, a Cia. Dois Ventos retorna para realizar a oficina Confecção de Abayomis, com a proposta de ensinar uma prática que une teatro de bonecos, cultura afro-brasileira e temática antirracista.
A atividade é uma oportunidade para o público de explorar a riqueza da cultura negra e refletir sobre identidade, justiça e igualdade. A partir de técnicas de manipulação de bonecos, os participantes são convidados a criar histórias e personagens que celebram a diversidade e desafiam o racismo. A ação é livre e gratuita, com retirada de senhas 30 minutos antes do início.
Encerrando a programação de domingo, às 16h, entra em cena o espetáculo circense Pedra no Sapato, com os palhaços Suspiro e Burbuja, interpretados pelos artistas Felipe Abreu e Romina Sanchez.
Em uma hilária disputa entre um artista e uma faxineira, os conflitos cotidianos se transformam em metáforas das relações humanas, numa homenagem aos clowns clássicos, revitalizada para o público contemporâneo.
“Nesse espetáculo, a arte reside no corpo, na expressão que dispensa mil palavras. Em meio à palhaçaria e tombos, a fala se faz mínima e a comédia física é nossa principal linguagem”, define a dupla.
Nesta apresentação também consta acessibilidade em Libras, permitindo que a arte seja percebida de diferentes maneiras, por diferentes públicos.
“Aprender três sinais em Libras, que hoje fazem parte da encenação, foi um presente. É a magia se fazendo mais orgânica quando Suspiro e Burbuja mergulham nesse universo da comunicação visual”, relatam os artistas.
O espetáculo mostra que a arte, segundo eles, “não precisa de olhos para ser vista nem de ouvidos para ser sentida. Ela simplesmente é, em sua forma mais pura e acessível, na qual a arte abraça a todas e todos, sem limites, sem preconceitos. Onde o riso é a língua universal que nos une”.