Programa Unoeste Transforma zera fila de urologia em Nantes

92

Fila zerada para exames de urologia, convênio assinado para zerar a fila de oftalmologia de alunos do ensino fundamental e a prestação de 870 atendimentos gratuitos à população.

Esta é a síntese do balanço do Programa Unoeste Transforma realizado durante a manhã de sábado (15) em Nantes. As atividades foram realizadas na Escola Municipal Luiz Fernandes Serafim e na Unidade Básica de Saúde (UBS), no centro da cidade. A realização atendeu solicitação do prefeito Marllon Jaffer e envolveu a prefeitura da cidade, Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), Rede de Apoio aos Pacientes Reinais de Presidente Prudente e Região (Appar) e o médico urologista Dr. Enio Perrone.

Pela Unoeste, os serviços foram prestados por 65 alunos de diferentes cursos, orientados e acompanhados por 13 professores. As atividades estiveram vinculadas à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e ao Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDHU). Também estiveram presentes o conselheiro da Acipp Ricardo Anderson Ribeiro, a diretora executiva da entidade Maria Eugênia Crivellaro Leandro, e o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Dr. Adílson assinou o convênio pelo qual a Unoeste atenderá 33 alunos em mutirão de oftalmologia no dia 27 de abril, no Ambulatório Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, em Presidente Prudente. Atividade organizada pelo Dr. Fernando Antônio Mourão Valejo.

Objetivos do Milênio

Conforme a secretária municipal de Saúde de Nantes,  Renata Bezerra, o prefeito Marllon autorizou o compromisso de doar óculos, no prazo máximo de 60 dias, para a criança que precisar usar. A coordenadora de ações extensivas gerais da Proext, professora Cidinha Martines, destacou o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na realização do concurso cultural com o tema “Esse é o meu lugar”, na categoria desenho produzido por alunos do ensino fundamental. Durante o Unoeste Transforma, três deles receberam troféus e brindes da Unoeste.

Apoio:


Em processo de reciclagem com reaproveitamentos de CDs, os troféus foram criados e produzidos pelo artista plástico, professor Josué Pantaleão.  As entregas para Pedro Henrique da Silva, Enrique Carlos Silva da Rosa e Davi Gabriel Perrud Quebra envolveram a diretora Ana Paula Nantes dos Santos e a assistente pedagógica Flavia Aparecida Gonçalves; o Dr. Adilson Guelfi, o autor das peças, o prefeito Marllon e a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Beatriz de Oliveira, que esteve envolvida na organização geral e realização do Unoeste Transforma. Josué também produziu quadro reciclável em tela de computador, entregue para a escola.

Expressiva participação

Outro quadro, em tela, foi pintado durante o evento e entregue ao prefeito e à primeira dama. Pintura com elementos do brasão de Nantes e o “U” da marca Unoeste, simbolicamente selando a parceria entre a administração municipal e a universidade que terá pela frente outras ações de saúde, educação, cultura, meio ambiente e sustentabilidade. No sábado (15), a maior parte dos serviços foi prestada nas salas e ambientes externos da escola; sendo que os de urologia e odontologia ocorreram em consultórios da UBS. Tudo muito bem organizado e com expressiva participação da população de mais de 3 mil habitantes.

Estiveram envolvidos estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Pedagogia presencial, Pedagogia EAD, Medicina Veterinária, Agronomia graduação e pós, Química, Engenharia Química, Psicologia, Biomedicina, Nutrição e Farmácia. Dentre os serviços, constaram aplicação de teste de glicemia (diabetes), aferição de pressão arterial, saúde bucal, teste do câncer de próstata, avaliação e orientação nutricional, orientações sobre depressão, gravidez na adolescência, doença renal, posse responsável de animal doméstico, primeiro emprego, fabricação de sabão em garrafa pet e atividades lúdicas e de recreação para as crianças.

Próxima parada: Bataguassu

Dentre os atendidos em Nantes esteve o senhor Aginaldo Teixeira Lima que classificou o Unoeste Transforma como “benção”. “A saúde precisa estar em primeiro lugar. Sem saúde, ninguém faz nada”, disse o operador de máquinas aposentado pela empresa Mendes Junior e autor dos livros “Andanças pelo mundo” e “O pequeno desamparado”. Para um grupo de estudantes, o escritor declamou em versos o trecho de uma produção sua que, de certa forma, faz referência à saúde. O trecho diz: “O homem que não faz extravagância vive até 120 anos como uma criança”.

A próxima edição do Unoeste Transforma será em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, dia 6 de maio.

COMENTÁRIOS