Vacinação covid será dividida em turnos para separar público adulto e infantil

121

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), informa a adoção de novos protocolos para a vacinação contra a Covid-19 e também para as vacinas que integram o calendário de rotina, a partir desta segunda-feira (17/01). A imunização das crianças de 5 a 11 anos e dos adultos (a partir dos 12 anos) será dividida por períodos, medida válida para as 26 unidades de saúde abertas na cidade (a única fechada é a da UBS Jardim Santana).

Neste primeiro dia, segunda-feira (17/01), excepcionalmente, os adultos serão atendidos no período da manhã, das 7h30 às 12h, e as crianças de 5 a 11 anos, à tarde, das 12h às 16h30, em decorrência da distribuição dos imunizantes para o período infantil que ocorre nesta manhã.

A partir de amanhã, terça-feira (18/01), as doses pediátricas (5 a 11 anos) serão administradas no período da manhã, das 7h30 às 12h. Já os adultos (a partir dos 12 anos) passarão a ser atendidos à tarde, das 12h às 16h30. O atendimento escalonado seguirá por tempo indeterminado.

De acordo com o secretário adjunto da Sesau, Marco Aurélio Lúcio, o escalonamento por períodos foi adotado para otimizar e garantir segurança na administração dessas doses. “Com a sobrecarga durante toda a pandemia e o efetivo reduzido, a chance de acontecer algo fora do protocolo é real, já que a dosagem aplicada às crianças é diferente daquela oferecida aos adultos”, explicou.

Apoio:


A coordenadora técnica da VEM, Vânia Maria Alves, explica que o período da manhã foi reservado às crianças considerando a quantidade de doses e durabilidade de cada frasco. “O frasco do imunizante pediátrico contém 10 doses, válidas por 12 horas. Já o frasco da vacina adulta é suficiente para seis doses, com durabilidade de seis horas”, explicou.

COMENTÁRIOS