Simpósio de Liderança Feminina do Oeste Paulista reúne quase 300 mulheres na Câmara de Vereadores

149

Mesa que presidiu o Simpósio | Foto: Assessoria de ImprensaO Simpósio de Liderança Feminina do Oeste Paulista – Edição “Professora Francisca de Almeida Góes Brandão” reuniu, na manhã desta sexta-feira, 10 de março, quase 300 mulheres na Câmara Municipal de Presidente Prudente.

O evento, realizado pela Escola do Legislativo, contou com a presença de vereadoras, primeiras-damas e chefes do Executivo de várias cidades da região – como Flora Rica, Mirante do Paranapanema, Paulicéia, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Ribeirão dos Índios, Tarabai, entre outras; além de entidades, servidoras, estudantes do ensino médio, coletivos e a população em geral.

Inicialmente, o encontro foi aberto pelo Diretor Presidente da escola, vereador William Leite, que, em sua fala, enalteceu a presença do público e também a participação das mulheres na vida pessoal e pública. Em seguida, convidou para assumir a presidência e conduzir o evento a vice-presidente da Casa de Leis, vereadora Professora Joana D’arc.

Na abertura do simpósio, fizeram uso da palavra a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Clélia Tomazini; a vereadora Miriam Brandão; a primeira secretária da Mesa Diretora, vereadora Nathália Gonzaga; além da vereadora Joana D’arc, que declarou aberto os trabalhos.

Apoio:


O evento também foi acompanhado pelo presidente do Legislativo prudentino, vereador Tiago Oliveira, e pelos vereadores Douglas Kato e Joãozinho da Saúde.

A chefe do cerimonial do evento foi a servidora, assessora parlamentar e advogada Nicolle Melo. A servidora mais longeva da Câmara, a Chefe de Expediente, Edna de Oliveira Gonçalves, fez a leitura de um breve histórico da Professora Dona Nina Brandão, homenageada com a denominação do evento.

A primeira palestrante do simpósio foi a Profª Alba Lucena Fernandes Gandia, com o tema “Participação feminina para desconstrução de fenômenos históricos”. Vereadora por sete mandatos e ex-presidente da Câmara. É graduada em História, em Estudos Sociais e em Pedagogia. Também é Mestra em Educação com o título “Mulher na política educação e gênero: seu compromisso com a cidadania plena”.

Na sequência, a palestra foi proferida pela prefeita de Bauru, Suéllem Silva Rosim. Autora do livro “Do 1% à Vitória”, ela é jornalista, ministra de louvor, cantora e a primeira mulher a ser chefe do Executivo da cidade, eleita no segundo turno das eleições com 55,98% dos votos.

Depois, a fala ficou a cargo da gestora estadual de empreendedorismo feminino no Sebrae SP, Camila Ribeiro. Atriz, publicitária, especialista em liderança feminina, gestão estratégica de negócios e psicologia positiva, o tema foi “A importância da Liderança Feminina na Administração Pública”.

E, ainda, Larissa Costa, com o tema “Afrocentricidade e Liderança Feminina”. A advogada é Mestra em Direito, Diretora da OAB de Presidente Prudente, Coordenadora Adjunta IBCCRIM/SP – Instituto Brasileiro de Ciência Criminais e autora e coautora de livros e artigos publicados em eventos científicos e revistas jurídicas.

Por fim, Aline Fernanda Escarelli abordou “A ausência de mulheres nos espaços de poder e deliberações”. Presidente da Comissão de Defesa das Vítimas de Violência Doméstica e Crimes Sexuais da OAB em Presidente Prudente, a advogada também é co-fundadora da Frente Pela Vida das Mulheres de Presidente Prudente e da Coalizão Nacional de Mulheres.

No encerramento das atividades, a Irmã Esther, com uma fala e a exibição de um vídeo, apresentou as atividades do Lar Santa Terezinha, que é uma comunidade terapêutica gratuita para recuperação de adolescentes e adultas do sexo feminino dependentes de álcool e drogas.

O evento teve o apoio da Prefeitura de Presidente Prudente, do Sebrae-SP, por meio da gerência regional, e da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Presidente Prudente.

Cabe ressaltar que o caráter de simpósio foi propositivo, para que as participantes pudessem obter conhecimentos técnicos, políticos e comportamentais, dessa forma, foram concedidos certificados de participação, com carga horária e o conteúdo programático.

Além disso, a edição prestou homenagem à “Professora Francisca de Almeida Góes Brandão”, uma das primeiras brasileiras a tentar se alistar como eleitora no Estado de São Paulo, no final da década de 1920. Na ocasião, o pedido foi negado, mas ela fez grande recurso, que ficou gravado na história. Viveu em Presidente Prudente, onde lecionou durante anos e, hoje, é patronesse de uma escola municipal. (Clique aqui e leia mais sobre a Dona Nina Brandão)

Escola do Legislativo

O Simpósio de Liderança Feminina é um evento realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Presidente Prudente, que foi estabelecida por meio do Ato da Mesa Nº 01/2023, da Mesa Diretora do 2º Biênio da 18ª Legislatura, composta pelos vereadores Tiago Oliveira (Presidente), Nathália Gonzaga (1ª Secretária), Wellington Bozo (2º Secretário) e Professora Joana D’arc.

Como Diretor Presidente Parlamentar, a mesa nomeou o vereador William Leite.

A 18ª Legislatura ainda é composta por Demerson Dias, Douglas Kato, Enio Perrone, Ivan Itamar, Joãozinho da Saúde, Professor Negativo, Mauro Neves e Miriam Brandão.

COMENTÁRIOS