DENGUE: Indice de infestação predial em Prudente coloca cidade em estado de alerta

101

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, divulgou nesta quarta-feira (09) os resultados do 2º Índice Breteau e Índice de Infestação Predial (IIP) de 2023. Os dados apontam que a capital regional está em situação de alerta para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, com IB de 1,6 e IIP de 1,3.

De acordo com o Ministério da Saúde, quando o IIP está entre 1 e 4 é considerado situação de “alerta”. Acima de 4 é classificado como “risco de surto”.

As áreas 4 e 5 apresentam os números mais alarmantes em relação à disseminação do mosquito transmissor da dengue. A primeira, que inclui bairros da zona leste, como Planaltina, Cambuci, Itapura, José Rotta, entre outros, alcançou IIP 1,74 e IB 2,09, enquanto na segunda área citada, que inclui bairros da região centro Norte, como Vila Estádio, Ocidental e Aviação, o índice predial a 1,84 e o Breteau a 2,34.

A supervisora da VEM, Elaine Bertacco, aponta que o levantamento preocupa a vigilância, uma vez que, mesmo num período em que as condições climáticas são desfavoráveis para o Aedes, ainda estão sendo encontradas larvas do mosquito na cidade. Dessa forma, os trabalhos de prevenção foram intensificados, tais como a limpeza das coberturas dos pontos de ônibus, recolhimento de inservíveis das ruas, canteiros e áreas públicas, visitas às casas, reuniões com lideranças comunitárias e religiosas, para que sirvam de propagadores das medidas de combate à dengue nos bairros, entre outras ações.

Apoio:


“É necessário que poder público e comunidade estejam engajados e empenhados no combate ao Aedes agora, para que, quando chegarmos ao período de chuvas, não voltemos a enfrentar uma epidemia de dengue como ocorreu no início deste ano”, alertou Elaine.

COMENTÁRIOS