A Defesa Civil de Presidente Prudente realizou nesta semana, uma série de ações educativas voltadas à prevenção de queimadas e incêndios em áreas urbanas e rurais.
As atividades fazem parte da Operação SP sem Fogo 2025, com foco na conscientização da população, as equipes promoveram orientações diretas à comunidade, distribuição de materiais informativos e diálogo com produtores rurais, motoristas e moradores das áreas mais vulneráveis ao risco de queimadas.
A iniciativa reforça a importância da atitude preventiva, especialmente em períodos de estiagem, quando o clima seco favorece a propagação de focos de incêndio.
Segundo Renato Gouvea, Coordenador Regional Adjunto da REPDEC I10, a ação conjunta visa unificar esforços regionais para reduzir os danos causados pelo fogo, que podem comprometer a saúde da população, causar prejuízos ambientais e colocar vidas em risco.
“Nosso trabalho vai além do combate ao fogo. Atuamos fortemente na prevenção, pois sabemos que a maior parte das queimadas tem origem humana e pode ser evitada com informação e responsabilidade”, destacou Gouvea.
A população é sempre orientada a não realizar queimas de lixo ou vegetação, e a denunciar qualquer foco de incêndio às autoridades competentes.
A ação também aconteceu nos municípios de Sagres, Martinópolis e Marabá Paulista. O uso do fogo sem autorização é crime ambiental e pode resultar em penalidades severas.
Importante saber o número de acionamento da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do seu município, em Presidente Prudente o número é 199 ou via WhatsApp (18) 99744-0199.