Vigilância Epidemiológica intensifica ações de combate à leishmaniose em bairros de Presidente Prudente


 

Equipes realizam borrifação de inseticida, orientações aos moradores e exames em cães – Foto: Secom / Gríssia Bueno

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) intensificou as ações de prevenção e combate à leishmaniose nos bairros Jardim Balneário e Residencial Servantes, em Presidente Prudente.

Nesta sexta-feira (26), as equipes realizam a borrifação de inseticida em imóveis previamente agendados para combater o mosquito-palha, transmissor da doença.

A ação deve alcançar cerca de 300 imóveis localizados próximos ao primeiro caso humano de leishmaniose registrado no município em 2026. O paciente, um homem de 24 anos, recebeu atendimento e já teve alta hospitalar.


Além da borrifação, as equipes orientam os moradores sobre medidas de prevenção, enquanto a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) realiza a coleta de sangue de cães para diagnóstico da leishmaniose visceral canina.

Segundo a UVZ, em 2025 foram registrados 387 casos de leishmaniose visceral canina e três casos em humanos. Em 2026, já são 117 casos em cães e um em humano.

A Vigilância Epidemiológica reforça que a doença não é transmitida diretamente dos cães para as pessoas, mas pela picada da fêmea do mosquito-palha infectada. Entre as principais medidas de prevenção estão manter quintais e terrenos limpos, eliminar materiais que favoreçam a proliferação do inseto e utilizar coleiras repelentes nos cães.

COMENTÁRIOS