
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) intensificou as ações de prevenção e combate à leishmaniose nos bairros Jardim Balneário e Residencial Servantes, em Presidente Prudente.
Nesta sexta-feira (26), as equipes realizam a borrifação de inseticida em imóveis previamente agendados para combater o mosquito-palha, transmissor da doença.
A ação deve alcançar cerca de 300 imóveis localizados próximos ao primeiro caso humano de leishmaniose registrado no município em 2026. O paciente, um homem de 24 anos, recebeu atendimento e já teve alta hospitalar.
Além da borrifação, as equipes orientam os moradores sobre medidas de prevenção, enquanto a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) realiza a coleta de sangue de cães para diagnóstico da leishmaniose visceral canina.
Segundo a UVZ, em 2025 foram registrados 387 casos de leishmaniose visceral canina e três casos em humanos. Em 2026, já são 117 casos em cães e um em humano.
A Vigilância Epidemiológica reforça que a doença não é transmitida diretamente dos cães para as pessoas, mas pela picada da fêmea do mosquito-palha infectada. Entre as principais medidas de prevenção estão manter quintais e terrenos limpos, eliminar materiais que favoreçam a proliferação do inseto e utilizar coleiras repelentes nos cães.











