O Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo de Araçatuba (SMDEAT) deu mais um passo para fortalecer a integração regional com a apresentação do projeto “Cidades Irmãs”, realizado na sexta-feira (9), em Presidente Prudente (SP).
A proposta foi detalhada durante reunião com representantes da Secretaria de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Desenvolvido pela SMDEAT, o projeto pretende criar uma rede entre cidades do Interior Paulista e de estados vizinhos para promover atrativos de forma cooperada.
CIDADES IRMÃS
Inspirada no modelo internacional de cidades irmãs, que prevê a troca de experiências e cooperação entre municípios com características semelhantes, a iniciativa foi adaptada para a realidade regional, com foco inicial no turismo.
A ideia surgiu a partir do discurso do prefeito Lucas Zanatta, durante encontro do Sebrae em Araçatuba, em que defendeu a importância de fortalecer os negócios e serviços entre os próprios municípios da região. A partir disso, o assessor executivo de Turismo de Araçatuba, Sildemar Paulucci, deu início aos estudos que culminaram na proposta. Ele fez a apresentação no encontro com apoio do secretário municipal de Turismo de Presidente Prudente, Wesley Cotini.
CONEXÕES
A proposta busca impulsionar o turismo de fim de semana e as viagens de curta duração por meio de intercâmbio de eventos, campanhas conjuntas de divulgação e compartilhamento de tecnologias. “Vamos trabalhar com ações integradas. Os turistas poderão aproveitar pacotes com tarifas promocionais de hotelaria, descontos em restaurantes e eventos culturais promovidos em parceria entre as cidades”, afirmou.
Além disso, está prevista a criação de um site e aplicativo onde moradores das cidades participantes poderão se cadastrar e acessar os benefícios oferecidos por hotéis, restaurantes, comércios e demais parceiros da iniciativa.
Embora o foco inicial esteja no turismo, a proposta poderá ser ampliada para áreas como desenvolvimento tecnológico, intercâmbio de mão de obra, serviços e fortalecimento das cadeias produtivas.
“A proposta parte do turismo, mas dialoga com desenvolvimento econômico, com circulação de pessoas e fortalecimento de cadeias locais. É um movimento de colaboração entre municípios que enfrentam desafios parecidos e podem crescer juntos”, destacou o secretário da SMDEAT, Alencar Sader.
PIONEIRAS
A expectativa é que Araçatuba e Presidente Prudente sejam as primeiras a implementar a proposta. Prudente foi escolhida pela proximidade (a 177 km de distância), pela semelhança populacional e pelo porte econômico e turístico compatível com o de Araçatuba.
A meta é envolver outras cidades com mais de 100 mil habitantes do interior paulista e de outros Estados, como Três Lagoas (MS) e Londrina (PR), além de municípios das mesorregiões de Araçatuba, Marília, Assis, Presidente Prudente e parte do oeste de Bauru.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mesorregiões são subdivisões geográficas dos Estados e que agrupam municípios com características econômicas e sociais semelhantes e é utilizado para facilitar a análise e o planejamento regional.
PRIMEIROS PASSOS
A previsão é que as primeiras ações da parceria comecem nos próximos meses, com participação mútua em festivais gastronômicos. Em junho, Araçatuba vai realizar um evento voltado à gastronomia, enquanto Presidente Prudente prepara uma iniciativa semelhante, dedicada à culinária regional.
Durante a visita a Presidente Prudente, Paulucci percorreu pontos turísticos da cidade com o objetivo de trocar de experiências entre os municípios e construir um calendário regional de turismo.