Por
Éric Moreira – Aventuras na História
Não é de hoje que falar sobre alienígenas chama grande atenção, e muitas teorias surgem quanto a formas de vida extra-terrestres. Embora hoje estejamos em um patamar científico consideravelmente superior ao passado, já sabemos muito mais sobre vários planetas e até sobre as condições para a manutenção de vida, há muitas décadas histórias de ETs configuram entre as mais populares da cultura-pop.
Aqueles que acompanham avidamente o mundo da astronomia já sabem que existem vários planetas que os cientistas acreditam que podem abrigar vida, ou que até mesmo já abrigaram — Marte, por exemplo, carrega fortes indícios —, mas ainda não foi encontrada nenhuma forma de vida extra-terrestre inteligente, típica das histórias de invasão alienígena que assombraram muita gente desde ‘A Guerra dos Mundos‘.
Porém, em 1947, aconteceu um episódio inusitado nos Estados Unidos que chamou grande atenção da mídia e, na época, levantou muitas teorias sobre uma suposta invasão alienígena: o acidente de Roswell.
Em julho daquele ano, na cidade de Roswell, no estado do Novo México, autoridades americanas recuperaram em um rancho os fragmentos de um balão — mas muitos especularam que, na verdade, essa justificativa serviria apenas para encobrir que esse suposto balão era um objeto voador não-identificado (OVNI), inclusive tripulado por seres extra-terrestres.
Autópsia alienígena
Décadas depois, no dia 28 de agosto de 1995, há exatos 30 anos, o episódio voltou a chamar grande atenção, quando a Fox exibiu um vídeo de 18 minutos de uma suposta “autópsia” de um alienígena que teria sido resgatado pelas autoridades no acidente de Roswell.
Na filmagem, granulada e em preto e branco, é possível observar três pessoas em trajes de proteção dissecando o que é, claramente, um corpo alienígena bem comum dentro do que a ficção científica já imaginou até hoje: uma figura humanoide com cabeça grande e olhos escuros.
Uma peculiaridade dos anos 90 é que, nessa época, já eram um grande fenômeno cultural séries como ‘Arquivo X’ e outras histórias de alienígenas, e havia muita gente disposta a provar que eles realmente existiam. Por isso, o vídeo da suposta autópsia causou grande alarde, e muitos acreditaram que essa seria a comprovação de que o governo realmente escondia isso da população.
No entanto, anos mais tarde, os produtores do pequeno filme admitiram publicamente que aquele vídeo da autópsia era falso, filmado em um apartamento em Londres com partes de animais e moldes de plástico — embora baseado em uma gravação real e nunca divulgada de cientistas examinando os restos mortais de um extra-terrestre morto, de acordo com um dos cineastas.
Criação do vídeo
Conforme repercute o Daily Mail, o responsável por lançar a “autópsia”, que foi ao ar na Fox como ‘Alien Autopsy: Fact or Fiction‘ (‘Autópsia alienígena: Fato ou Ficção’, em português), foi o empreendedor britânico Ray Santilli, ao lado do pesquisador e autor britânico de OVNIs Philip Mantle e do cineasta Spyros Melaris, o verdadeiro gênio por trás do vídeo.
Em entrevista para o livro ‘Roswell Alien Autopsy: The Truth Behind The Film That Shocked The World’, escrito por Mantle, Melaris revelou os storyboards que usou para planejar a farsa. Para o filme, o trio usou não apenas um corpo alienígena, mas também moldes para parecer painéis de controle de OVNIs, metais com uma língua desconhecida, e inclusive órgãos que deveriam parecer de extra-terrestres foram fabricados.
Nessa época, Santilli havia reivindicado uma filmagem obtida por um cinegrafista militar aposentado, em que seria realmente mostrada uma autópsia de um dos aliens de Roswell. No entanto, como o filme estava muito degradado, sua equipe o “reconstruiu” — mas Santilli e o coprodutor Gary Shoefield admitiram anos depois que a filmagem era falsa, como já mencionado.
Porém, embora alegassem que essa era uma “restauração” de um filme real, que Santilli teria visto em 1992, Mantle observa no livro que a existência desse vídeo nunca foi confirmada. “Nunca houve nenhum filme autêntico de uma autópsia alienígena. Ray Santilli prometeu a várias pessoas um pedaço do filme para análise, mas isso nunca aconteceu”, relatou o autor ao Daily Mail.
Mantle também revelou que Spyros tinha uma coleção de arquivos que montou durante sua pesquisa, incluindo desenhos e até um diário, em que se apoiava para afirmar que nunca houve uma autópsia que serviu como inspiração para o filme.
Desmentindo teorias
Confirmado ou não que o vídeo era real, o movimento de pessoas que buscavam acreditar e comprovar a existência de alienígenas já existia, e era bastante ativo. Por isso, mesmo que o governo dos Estados Unidos continue afirmando que nenhuma nave alienígena foi resgatada em Roswell em 1947, ainda há quem duvide disso.
Em 1997, um relatório da Força Aérea feito por James McAndrew, então oficial de inteligência, mais uma vez não encontrou qualquer evidência de autópsias alienígenas ou OVNIs, e os militares seguiram defendendo que os destroços do acidente de Roswell eram de um balão vinculado ao Projeto Mogul, um programa de vigilância confidencial.
Porém, pesquisadores de OVNIs ainda contestam a história. Um deles é o Dr. Hal Puthoff, um físico que trabalhou em programas de pesquisa de OVNIs do governo, que disse recentemente que em Roswell os Estados Unidos não recuperou apenas um OVNI, mas sim que também tinham posse de pelo menos 10 dessas naves.
Puthoff observou recentemente no podcast ‘Joe Rogan Experience’ que um de seus colegas, o Dr. Eric Davis, disse ao comandante da Base Aérea Wright-Patterson em Ohio para onde os destroços de Roswell supostamente foram levados, e eles confirmaram que a queda do OVNI realmente aconteceu.
“Algo caiu em Roswell em 1947, e até o governo dos EUA aceitou isso. Alguns pesquisadores de OVNIs ainda afirmam que foi uma nave alienígena que caiu, mas não há evidências físicas ou documentação que comprovem isso”, observou Mantle, em entrevista ao Daily Mail. Já quanto aos corpos, o autor disse que o governo alegou que eram apenas bonecos usados para testar paraquedas, no Projeto Mogul.
De qualquer forma, mesmo que já tenhamos respostas para essas dúvidas, o caso de Roswell e da autópsia certamente levantam muita curiosidade, e continuarão impulsionando mais teorias de vida extra-terrestre. Além disso, esse fenômeno não é recente e sequer está perto de chegar ao fim: recentemente, outro caso que chamou bastante atenção mundial foi da descoberta de supostas múmias alienígenas no Peru.
Assista ao vídeo: