Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza concurso para novo projeto arquitetônico

Estão abertas as inscrições do concurso de projeto de arquitetura para a unidade Thermas de Presidente Prudente do Sesc SP, na região oeste do estado de São Paulo. Arquitetas e arquitetos do Brasil e do exterior – com cadastro ativo e válido junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo – podem participar gratuitamente do processo, que prevê prêmios em dinheiro para os melhores classificados. As inscrições vão até dia 9 de junho de 2025. 

Realizados pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo – Sesc SP – e organizados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento de São Paulo – IABsp, os Concursos Sesc de Arquitetura são um importante passo na expansão da rede física da instituição, que prevê ainda a seleção de projetos para mais duas unidades do Sesc:  Casa Verde, na capital paulista, e Ribeirão Preto, no interior do estado. Além de dois outros concursos em andamento desde o início deste ano: Sesc Galeria, no Centro de São Paulo, e Sesc Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo.

O objetivo do concurso para o Sesc Thermas de Presidente Prudente é selecionar um projeto arquitetônico, em fase de estudo preliminar, que aprimore a experiência de integração com as águas termais, com o meio ambiente e com as atividades já realizadas pela unidade, a exemplo dos tratamentos fisioterápicos, reforçando seu papel de centro de lazer, saúde e educação ambiental.

Apoio:

O parque aquático se mantém essencial no projeto, que busca também a preservação de espécies nativas e a criação de um novo centro de educação ambiental, assim como a atualização de novas áreas de convivência, quadras cobertas e descobertas, teatro, clínica odontológica, restaurante social, salas de ginástica e salas de múltiplo uso onde poderão também ocorrer atividades voltadas para formação de profissionais da cultura, com foco nas diferentes manifestações artísticas em diálogo com as ações já realizadas por instituições na cidade e região.

Pretende-se acolher as crianças e os jovens em espaços especialmente pensados para eles, além do público adulto e idoso. A ambientação privilegiará o uso de mobiliário versátil, permitindo uma variedade de montagens para facilitar ações e dinâmicas que fomentam o diálogo entre as ações e os visitantes. O programa de combate à fome e ao desperdício, Sesc Mesa Brasil terá lugar de destaque, com espaços de apoio ao público e aos empregados.

“A realização de concursos de arquitetura em parceria com o IAB reforça o compromisso do Sesc São Paulo com a qualidade dos espaços que propõe à sociedade. Buscamos projetos que extrapolem a função edificante e expressem os valores institucionais de acolhimento, bem-estar, educação e cultura. Em Presidente Prudente, a nova unidade amplia uma trajetória de décadas na cidade e se insere como um espaço de permanência, encontro e cuidado, fortalecendo o vínculo com o território e suas comunidades”, afirma Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor regional do Sesc São Paulo.

Raquel Shenkman, presidente do IABsp, comenta a realização desse que é o terceiro concurso para unidades do Sesc com a organização do IABsp: “A parceria tem sido excelente, assim como os primeiros resultados, com grande interesse e reconhecimento por parte de arquitetos no envio de propostas. Esperamos que essa unidade em Presidente Prudente, em uma incrível área verde cuja vocação são as águas termais, motive a criação de um excelente projeto arquitetônico que contemple preservação ambiental, cultura, lazer, esporte e saúde no interior do Estado.

O Sesc Thermas de Presidente Prudente tem uma extensa área verde urbana. Grande parte de sua programação acontece ao ar livre, trazendo a natureza como cenário para as atividades.

A relação do Sesc São Paulo com Presidente Prudente teve início em 1958, com a inauguração do Centro Social José Ribeiro Villela. Em 1966, a sede fixa deu lugar às Unidades Móveis de Orientação Social do Sesc, as UNIMOS, que percorriam o município em carros equipados com materiais esportivos e culturais, atuando até 1976.

Em novembro de 2006, após entendimentos com autoridades locais e com o apoio do Sincomércio, foi confirmada a doação da área do Balneário Municipal Thermas de Presidente Prudente para o Sesc. Após as obras de infraestrutura e melhorias, a unidade foi inaugurada em 16 de junho de 2007, tornando-se a única com piscinas de águas termais naturais no estado.

Localização
Rua Alberto Peters, 111. Jardim das Rosas, Presidente Prudente – SP

Sobre o processo seletivo e prêmios
Até 9 de junho de 2025, os interessados em participar do concurso de projeto de arquitetura da unidade Sesc Thermas de Presidente Prudente devem se inscrever em sescsp.org.br/concursosarq

A primeira etapa prevê a apresentação de estudos preliminares. Serão selecionadas as cinco melhores propostas, que receberão um prêmio no valor de vinte mil reais.

Na segunda etapa, os cinco finalistas detalham seus estudos e serão classificados do primeiro ao quinto lugar. Todas as propostas selecionadas para essa etapa e as eventuais menções honrosas recebem diplomas de distinção.

O prêmio para o vencedor do concurso é de duzentos e cinquenta mil reais, enquanto o segundo e o terceiro colocados recebem os valores de sessenta e quarenta mil reais, respectivamente.

 

Serviço
Concurso para projetos de arquitetura
Sesc Thermas de Presidente Prudente – São Paulo – Brasil
Inscrições até 9/6/2025 – Grátis
Edital em  sescsp.org.br/concursosarq

COMENTÁRIOS