
O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta quarta-feira (7) que o governo da Hungria concedeu agrément à diplomata Cláudia Fonseca Buzzi, 62 anos, para assumir o posto de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária do Brasil naquele país. A nomeação ainda será submetida à apreciação do Senado Federal, conforme determina a Constituição brasileira.
Atualmente, Cláudia Buzzi exerce a função de embaixadora do Brasil na Suíça. Nascida em Presidente Prudente, é formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e ingressou na carreira diplomática pelo Instituto Rio Branco em 1986.
Com ampla trajetória no serviço exterior, Buzzi ocupou cargos de destaque no Ministério das Relações Exteriores, como o de Assessora Especial de Relações Federativas e com o Congresso Nacional e o de Secretária de Gestão Administrativa.
No exterior, atuou na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Argentina, entre 1991 e 1995, onde chefiou o Setor de Administração, e entre 2002 e 2006, à frente do Setor Cultural. Também trabalhou no Consulado do Brasil na capital argentina como Cônsul-Geral adjunta, responsável pelas relações com a coletividade brasileira, e posteriormente como Cônsul-Geral.