PrudenFolia atrai 20 mil pessoas e celebra volta das Escolas de Samba da cidade


Quatro noites de festa, alegria e muita música marcaram o carnaval de 2026 em Presidente Prudente. Na retomada do desfile das escolas de samba pelo PrudenFolia, cerca de 20 mil pessoas passaram pela Avenida 14 de Setembro ao longo dos quatro dias. A programação também contou com trio elétrico, matinê para as crianças e atrações para toda a família.

Um dos momentos mais aguardados foi o retorno do desfile das escolas de samba, organizado pela Associação das Escolas de Samba de Presidente Prudente, formada pela união das agremiações Independentes da Zona Leste, Real Grandeza e Renascer.

O enredo deste ano homenageou o escritor e poeta prudentino Carlos Freixo, destacando sua trajetória na literatura, na educação e na cultura popular. Para contar essa história na avenida, o desfile trouxe três carros alegóricos, mais de 150 componentes, ala das baianas, comissão de frente com seis casais e um carro especial em formato de barco, simbolizando a chegada do escritor português ao Brasil.


“Foram dias de curtir com a família, ouvir boa música e descansar. O carnaval de Prudente foi sucesso mais uma vez, com atrações que animaram o público”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Paulo Sanches.

A programação também teve espaço para os pets. No domingo, o PetFolia reuniu foliões de quatro patas: cães de diversas raças e idades, gatos e até um hamster participaram do encontro, que contou com o apoio de parceiros como Spert, Mauro Atacadão e Monzani Pet.

O trio elétrico voltou a animar o público no domingo, com atrações como Lorena Cristine e Grupo Caso à Parte. Já na segunda-feira (16), a bateria da Independentes da Zona Leste levou mais de 40 ritmistas, além de puxadores e passistas, para o Parque do Povo, ecoando sambas que marcaram a trajetória da escola prudentina e clássicos do carnaval brasileiro.

Durante os quatro dias de festa, o evento contou com o apoio da Polícia Militar, segurança privada, Defesa Civil, agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana na organização do trânsito, bombeiros civis e equipes da Secretaria Municipal de Saúde, com ações do programa DST/Aids e profissionais preparados para atender intercorrências, dentro do pacto “Ninguém Se Cala”.

Quem participou aprovou. “Eu estou amando esse primeiro dia de folia, vim em todos”, disse o garçom Gustavo Silva.

Ainda segundo a Semob e a Polícia Militar foram registradas 789 autuações por infrações de trânsito, entre elas dirigir com o celular na mão e parar em local proibido.

 

COMENTÁRIOS