Presidente Prudente terá 1ª Virada Preta em novembro, confirma secretário de Cultura


A Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente confirmou a realização da 1ª Virada Preta da cidade, marcada para os dias 19 e 20 de novembro, em celebração ao mês da Consciência Negra. O evento reunirá diversas manifestações culturais de matrizes africanas, como dança, capoeira, música e outras expressões artísticas que refletem a pluralidade cultural do município.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Paulo Sanches, a programação será construída por meio de edital público, aberto a artistas, grupos e coletivos culturais. “Nós vamos abrir um edital para receber os projetos de dança, de capoeira, de todas as linguagens culturais e de matrizes africanas, valorizando essa diversidade que compõe a cultura de Prudente”, explicou.

O secretário relatou que o cronograma sofreu um pequeno atraso devido a ajustes no processo de deliberação do Conselho Municipal de Cultura. “Nós realizamos uma reunião pública no dia 24 de setembro com os conselheiros do Comir, o Conselho de Igualdade Racial, e com o Conselho Municipal de Cultura. Também abrimos para a comunidade — diversas pessoas de religiões de matriz africana estiveram presentes — e definimos a programação que será realizada em novembro, com apoio do Fundo Municipal de Cultura”, destacou Sanches.

Segundo ele, o edital já estava pronto para publicação, mas, por motivos administrativos, a reunião do conselho que aprovaria o texto precisou ser adiada. “Chegamos a solicitar a publicação no Diário Oficial, mas como o conselho não pôde se reunir, publicamos apenas o adiamento da abertura do edital — e não o cancelamento da Virada Preta, como chegou a ser divulgado por um veículo de comunicação. Isso está errado”, afirmou o secretário.

Apoio:


Sanches informou ainda que o Conselho de Cultura se reúne nesta terça-feira para analisar e aprovar o edital. “Com a ata da aprovação publicada, a Secult vai poder soltar o edital no máximo na quinta-feira, já para o pessoal se inscrever e participar”, completou.

A seleção dos projetos seguirá as normas do Marco Regulatório da Cultura, que prevê prazos mais curtos e maior agilidade nos trâmites. “A 1ª Virada Preta de Presidente Prudente vai ocorrer dentro do previsto, mas rigorosamente dentro da lei”, garantiu o secretário.

COMENTÁRIOS