Prefeitura discute estudo para viabilidade e urbanização da linha férrea em Presidente Prudente


 

Estudo vai avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – Foto: Secom

A Prefeitura de Presidente Prudente recebeu, na sexta-feira (26), representantes da Infra S.A. para discutir a realização de um estudo de viabilidade técnica sobre o aproveitamento da malha ferroviária na região. A proposta prevê analisar a integração dos projetos de urbanização da linha férrea e o potencial de implantação de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Participaram da reunião o prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã), os superintendentes da Infra S.A. Rodrigo Artero e Alexandre Oliveira, além do secretário municipal de Planejamento, Laércio Alcântara, advogados e outros secretários municipais.

O estudo deverá avaliar a viabilidade técnica, econômica, financeira e ambiental do projeto, servindo de base para futuras decisões sobre a implantação de um VLT e outras intervenções na área ferroviária.


Segundo a Prefeitura, os projetos de engenharia para a urbanização da linha férrea já foram concluídos e aprovados pela Caixa Econômica Federal e pelo Ministério das Cidades, estando em fase de preparação para o processo licitatório.

Durante a reunião, o secretário de Planejamento, Laércio Alcântara, destacou que o trabalho vem sendo desenvolvido de forma integrada entre os governos Federal e Estadual para fortalecer a mobilidade urbana e a integração da cidade.

O prefeito Tupã afirmou que a proposta busca ampliar a mobilidade urbana e contribuir para a valorização da região da linha férrea.

Ao final do encontro, ficou definido que será elaborado um ofício para solicitar oficialmente a realização do estudo técnico, envolvendo também municípios que poderão ser beneficiados por uma futura integração ferroviária regional.

COMENTÁRIOS