A Polícia Civil recuperou, nesta quarta-feira, 17 de dezembro, uma grande quantidade de peças de bronze furtadas do Cemitério Municipal de Junqueirópolis. A ação foi conduzida por investigadores da Delegacia de Polícia do município, que localizaram os objetos em um terreno baldio na zona rural do bairro Saúde, a cerca de 1,5 quilômetro da conhecida “curva do S”.
Entre os materiais apreendidos estão esculturas sacras, placas comemorativas e vasos utilizados em túmulos, todos confeccionados em bronze. De acordo com a Polícia Civil, os itens haviam sido subtraídos no dia 12 de novembro, crime que foi registrado pela administração municipal e deu início às investigações.
No decorrer da apuração, na última sexta-feira (5), a Polícia Civil já havia prendido em flagrante dois homens, de 36 e 56 anos, suspeitos de receptação culposa das peças furtadas. Como o crime permite fiança na fase policial, os investigados recolheram o valor estipulado e passaram a responder ao inquérito em liberdade.
As investigações continuam para identificar e responsabilizar o autor do furto. Um terceiro suspeito, de 24 anos, é apontado como provável responsável pela subtração dos objetos no cemitério municipal. Segundo a polícia, a apreensão desta quarta-feira totalizou cerca de 83 quilos de bronze, além de pouco mais de 3 quilos de alumínio, reforçando a materialidade do crime.
A Polícia Civil também emitiu um alerta a proprietários de ferros-velhos, recicladoras e comércios de materiais metálicos sobre a obrigatoriedade de verificar a procedência dos produtos adquiridos. A compra de itens de origem ilícita pode caracterizar crime de receptação, sujeitando os responsáveis a penalidades previstas em lei.







