Na manhã desta quinta-feira, 03 de julho, na Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (“DISE”) de Presidente Venceslau, com apoio de policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (“DIG”) e de policiais militares da Companhia de Força Tática do 42º Batalhão de Presidente Venceslau, realizaram uma grande ação em Santo Anastácio, visando reprimir o tráfico de drogas.
Após trabalho investigativo de campo, a equipe da DISE apurou a possível prática do crime de tráfico de drogas em duas residências localizadas em pontos diversos de Santo Anastácio.
A Polícia Civil representou, o Ministério Público manifestou concordância e o Poder Judiciário autorizou a realização de busca e apreensão nos imóveis dos suspeitos.
Na residência de V. P. S. S., adolescente com 17 anos de idade, do sexo feminino, foram encontradas quatro porções de maconha, que estavam embaladas em formato comumente utilizado para a venda, uma porção de crack, cujo tamanho indicava que poderia ser fracionada em cerca de trinta pedras do entorpecente, uma porção de cocaína, R$290,00 duzentos e nove reais em dinheiro e um aparelho celular.
No imóvel de L. C. F. S., homem, com 33 anos de idade, foram localizadas 38 porções de crack, acondicionadas em formato comumente utilizado para a venda, bem como R$ 30,00 em dinheiro e um aparelho celular.
A adolescente foi conduzida à Delegacia de Polícia de Santo Anastácio. Em solo policial, a Autoridade Policial deliberou pela apreensão da menor em razão da prática de ato infracional análogo ao tráfico de drogas. V. P. S. S. foi encaminhada para a Fundação Casa de Araçatuba, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário para a realização de audiência preliminar.
O homem, por sua vez, foi conduzido ao Plantão Permanente de Polícia Judiciária de Presidente Venceslau, onde o Delegado de Polícia deliberou por decretar a sua prisão em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas. L. C. F. S. foi transferido para a Cadeia Pública de Presidente Venceslau, onde permanecerá à disposição da Justiça para a realização de audiência de custódia. A Polícia Civil representou pela conversão de sua prisão em flagrante em preventiva.
Participaram das ações doze policiais, dentre civis e militares, e foram empregadas quatro viaturas nos trabalhos.
Destaca a Polícia Civil a importância do combate ao tráfico de drogas, notadamente porque o referido delito produz inúmeros reflexos nocivos na sociedade, destruindo famílias e aumentando o número de crimes patrimoniais em razão dos seus reflexos. Também pontua que a ajuda da comunidade tem sido fundamental nas investigações sobre tráfico de drogas, podendo a população apresentar informações relacionadas ao delito por meio dos canais 197 ou 180, ou, ainda, para a própria equipe da DISE, por meio do telefone (18) 3272-2180, sendo que todas as informações recebidas são checadas e apuradas com absoluta discrição.