Na manhã desta quarta-feira, 24 de setembro, a Polícia Civil do Estado de São Paulo, por intermédio da Delegacia de Polícia de Presidente Epitácio, com apoio da Polícia Militar, deflagrou uma megaoperação, denominada “LOJAS DO TRÁFICO”, com o objetivo de combater o tráfico ilícito de drogas na cidade de Presidente Epitácio e imediações.
Após extenso trabalho investigativo, a equipe da Delegacia de Presidente Epitácio apurou a possível prática do crime de tráfico em nada menos do que 30 residências, sendo 29 em Presidente Epitácio, uma na área rural de Caiuá e outra no Distrito de Porto XV, pertencente a cidade de Bataguassu/MS. Conforme as informações levantadas, os pontos de venda e depósito de drogas eram administrados, de forma absolutamente coordenada, por organização criminosa com atuação precipuamente voltada à prática do tráfico.
Após representação da Polícia Civil, o Poder Judiciário autorizou a realização de buscas nos 30 locais e no dia de hoje as equipes policiais deram cumprimento aos mandados expedidos.
Como resultado, foram apreendidas 207 porções de crack, 27 porções de cocaína, 6 porções de maconha, dinheiro em espécie, balanças de precisão, embalagens plásticas utilizadas para acondicionamento dos entorpecentes para a venda, anotações atinentes à contabilidade da organização e diversos telefones celulares.
Foram presos em flagrante, pela prática do crime de tráfico de drogas, seis indivíduos, todos homens, com idades entre 28 e 44 anos, sendo cinco deles moradores de Presidente Epitácio e um de Caiuá.
Todos foram transferidos para a Cadeia Pública de Presidente Venceslau, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário para a realização de audiência de custódia, tendo a Polícia Civil representado pela conversão de suas prisões em flagrante em preventivas.
O material apreendido permitirá a continuidade e aprofundamento das investigações.
Participaram das ações 180 policiais, dentre civis e militares, e foram empregadas 60 viaturas.
Os trabalhos ainda contaram com o suporte das equipes do Canil, da Cavalaria e do helicóptero Águia da Polícia Militar.
Destaca a Polícia Civil a importância do combate ao tráfico de drogas, sobretudo porque o referido delito produz inúmeros reflexos nocivos na sociedade, destruindo famílias e aumentando o número de crimes patrimoniais em razão dos seus reflexos.
Também pontua a importância da conjugação de esforços das forças públicas de segurança no enfrentamento da criminalidade, cabendo destacar e agradecer o efetivo e costumeiro apoio dado pela Polícia Militar em ações desse tipo.