
Na noite de ontem, 25 de agosto, os vereadores que compõem a 19ª Legislatura, aprovaram em primeira e segunda discussão, o projeto 163/19, de autoria do vereador Izaque Silva, que declara o município de Presidente Prudente-SP, como a Capital Estadual da Batata-Doce e institui políticas públicas de fomento à pesquisa e ao turismo rural associado.
Cabe ressaltar, que o município dispõe de todas as prerrogativas para tal denominação em razão de sua expressiva produção, da qualidade reconhecida do produto regional e do processo de obtenção da Indicação Geográfica (IG), modalidade de procedência, conferida pelo Instituto Nacional da Propriedade Insdustrial (INPI), além de realizar a maior feira Tecnológica de Batata-Doce do Brasil, a Batatec.
Com esse reconhecimento, o município pode instituir políticas públicas de incentivo à produção, industrialização, comercialização e exportação da batata-doce, promovendo parcerias com instituições de pesquisa, educação, fomento e extensão rural.
Visa também, fortalecer a cadeia produtiva da batata-doce com eixos estratégicos, como Programa Municipal de Nutrição Escolar, Rota Turística e Cultural da Batata-doce, Centro de referência técnica e inovação, por exemplo.
Abre a possibilidade de convênios com instituições como Unesp, Fatec, APTA, Embrapa, Sebrae e Senar, para cursos técnicos de aprimoramento, sustentabilidade, marketing e apoio aos jovens e mulheres do campo.
O projeto também institui a Semana Municipal da Batata-doce, a ser realizada anualmente na última semana do mês de julho, promovendo feiras, oficinas culinárias, nutricionais e educativas, além de concursos de inovação e produtividade. Essas atividades são integradas a Batatec, Feira Tecnológica da Batata-Doce, consolidada como o principal evento estadual do setor.