Indústria investirá R$ 16 bilhões em complexo a 100 Km de Presidente Prudente

Presidente Prudente pode em breve receber os reflexos de um investimento bilhonário a poucos quilômetros. A multinacional Bracell iniciará a construção de um complexo de fabricação de celulose em Bataguassu, que fica 100 Km de Presidente Prudente.

Nesta semana o presidente da multinacional Bracell, Praveen Singhavi, assinou junto ao governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel,

o termo de concessão de incentivos fiscais que garante segurança jurídica à instalação de uma nova e moderna fábrica de celulose no município de Bataguassu. Com um investimento estimado em R$ 16 bilhões, o projeto consolida a chegada da quinta planta de celulose no Estado e marca a estreia da Bracell em território sul-mato-grossense.

Apoio:

O empreendimento será construído a 100 km de Presidente Prudente, o que representa uma oportunidade única de crescimento econômico para toda a região oeste paulista. A cidade prudentina, com sua infraestrutura urbana, oferta de serviços e posição estratégica, tem potencial para se tornar um centro de apoio logístico, fornecedor de mão de obra qualificada e base para prestadores de serviços especializados, atendendo à demanda da nova indústria.

Com previsão de início das obras em 2025 e conclusão em até 38 meses, o impacto positivo pode ser sentido desde já, com expectativas de geração de empregos diretos e indiretos, fortalecimento do comércio, expansão do setor de transportes e oportunidades para pequenas e médias empresas da região. O projeto será instalado a cerca de 9 km da área urbana de Bataguassu, próximo à Rodovia MS-267 e ao Rio Paraná — importante fonte de captação hídrica —, e deverá movimentar diversos setores econômicos no entorno, incluindo o lado paulista do rio.

Durante a cerimônia, a Bracell — uma das líderes globais na produção de celulose e integrante do grupo Royal Golden Eagle — também apresentou o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), demonstrando compromisso com práticas sustentáveis e responsabilidade socioambiental. A área ocupada será de 1.318 hectares, majoritariamente de pastagens já degradadas, reduzindo significativamente o impacto ambiental da obra.

O projeto prevê duas configurações operacionais: a produção de celulose kraft, usada em papéis e embalagens, com capacidade de até 2,8 milhões de toneladas por ano; ou uma operação mista, que inclui também a produção de celulose solúvel, um produto de alto valor agregado, muito utilizado na indústria têxtil para fabricação de fibras sustentáveis como viscose, modal e lyocell. Essa inovação pode abrir portas para novas cadeias industriais na região e fortalecer a vocação de Presidente Prudente como polo regional.

Com a presença de autoridades como a prefeita de Bataguassu, Wanderleia Caravina, o deputado estadual Pedro Caravina (natural de Presidente Prudente) e secretários estaduais, o evento evidenciou a dimensão estratégica do projeto. Mais do que um investimento em infraestrutura, a fábrica da Bracell representa uma janela de oportunidades para o desenvolvimento regional sustentável, e Presidente Prudente está em posição privilegiada para colher os frutos desse novo ciclo de crescimento.

 

COMENTÁRIOS