Homem é multado em R$ 9,5 mil por manter 19 aves silvestres em cativeiro em cidade da região

Nesta terça-feira, 01 de junho, uma equipe da Polícia Ambiental foi até uma residência no município de Lucélia, que fica a 70 Km de Presidente Prudente, realizar uma fiscalização de criador amador de passeriformes e constatou a manutenção em cativeiro de 19 aves silvestres sem anilhas de identificação acondicionadas em gaiolas individuais.

A Polícia Ambiental identificou oito Canários da terra verdadeiro, quatro Coleirinho Papa capim, três Tico Tico rei, três Trinca Ferro Verdadeiro e um Sabiá. O proprietário informou que possui as aves para fins de estimação e não possui autorização do órgão competente.

Diante da irregularidade constatada foi elaborado em desfavor do envolvido, um homem de 71 anos, um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 9.500,00 com base no artigo 25, parágrafo 3°, inciso III, da Resolução SIMA e nº 05/21.

A ocorrência foi apresentada via Ofício à Delegacia de Polícia Civil local, por infringir o artigo 29, da Lei Federal 9605/98 e o envolvido responderá criminalmente. Foram apreendidas as dezenove aves e dezenove gaiolas.

Apoio:

As aves por estarem em estado bravio foram devolvidas ao habitat. As gaiolas foram destruídas.

COMENTÁRIOS