Neste domingo, 04 de maio, uma equipe da Polícia Militar Ambiental realizava patrulhamento no Bairro Mourão em Mariápolis, que fica a 60 km de Presidente Prudente, e visualizou um alçapão e uma gaiola no interior em uma residência.
Após vistoria foi constatado que, um homem de 63 anos, havia capturado uma ave silvestre da espécie Canário-da-Terra-Verdadeiro com uso de alçapão utilizando outra ave silvestre da mesma espécie como “chama”.
Diante da irregularidade foi elaborado em desfavor do envolvido um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 1.000,00 por apanhar espécime da fauna silvestre, com base no artigo 25 da Resolução SIMA nº 05/21.
As aves foram apreendidas e por estarem em boas condições sanitárias e em estado bravio foram devolvidas ao habitat, já o alçapão e a gaiola foram destruídos.
A ocorrência será apresentada via ofício a Delegacia de Polícia Civil local pelo cometimento de Crime Ambiental conforme o artigo 29 da Lei Federal n⁰ 9.605/98 e o homem responderá criminalmente.