Energia leva para o Festival de Pipas orientações sobre riscos de brincar perto da rede elétrica

21

Presidente Prudente - Caminhão da Energisa
Caminhão da Energisa em Presidente Prudente

A Energisa Sul-Sudeste é umas das empresas parceiras do 37º Festival de Pipas Raul Albieri, evento tradicional organizado pelo jornal O Imparcial e estará presente com a unidade móvel do projeto Nossa Energia levando orientações de segurança. A edição de 2024 será no domingo (18), das 9h às 12h, no Centro Olímpico (Parque do Povo), em Presidente Prudente.

Ao visitar o caminhão do Nossa Energia, adaptado com equipamentos supermodernos e sala multimídia para exibição de vídeos educativos e espaços interativos com experimentos científicos sobre energia, pessoas de qualquer idade compreendem o processo produtivo da energia.

Uma experiência bem interessante também deve ensinar aos participantes os riscos de soltar pipas perto da rede elétrica. “Temos uma atividade interativa para instruir como usar o brinquedo de forma segura. Ao puxar uma linha de pipa enroscada na rede elétrica, a pessoa pode sofrer graves lesões e, em alguns casos, o choque elétrico pode levar à morte”, destaca a analista de Eficiência Energética da Energisa, Ana Letícia de Cezar Peres.

Vale reforçar que empinar pipas é seguro somente em áreas abertas, como parques e locais distantes de redes elétricas. Além disso, é importante não utilizar linhas metálicas ou com cerol, pois também podem machucar quem estiver por perto.

Apoio:


A importância da economia de energia para a preservação do meio ambiente também estará em foco na programação.

“Economizar energia é uma atitude que vai muito além da busca por uma redução na conta de luz. Essa prática está diretamente ligada à preservação do meio ambiente e ao enfrentamento das questões relacionadas às mudanças climáticas. Desta forma, as ações visam estimular o uso racional e seguro da energia de forma lúdica, interativa e divertida”, destaca a analista de Eficiência Energética da Energisa, Ana Letícia de Cezar Peres.

Ana Letícia acrescenta que famílias de baixa renda também podem tirar dúvidas sobre a Tarifa Social e realizar a troca de lâmpadas. Basta comparecer à unidade com até seis lâmpadas fluorescentes ou incandescentes usadas e trocar pela mesma quantidade de lâmpadas novas de tecnologia LED.

“Basta levar um documento pessoal [CPF ou RG], o Número de Identificação Social [NIS] e uma conta recente de energia. Nossa equipe está pronta para recepcionar as lâmpadas usadas e orientar toda a comunidade”, finaliza.

COMENTÁRIOS