Na última sexta-feira (1º), mais de 200 pessoas participaram do 1º Encontro Agrícola de Tupi Paulista, ação promovida pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura de Tupi Paulista, Secretaria da Agricultura, Sindicato Rural, Faesp/Senar e Cati. Estiveram presentes no evento autoridades locais, representantes de instituições e produtores rurais da região.
O intuito do encontro foi ampliar o conhecimento dos pequenos produtores sobre as linhas de crédito do Feap, apresentadas pelo engenheiro agrônomo Wagner Dantas da Silva, da Cati Regional de Dracena. Em seguida, foram abordadas soluções agrícolas com drones, com o mestre em agronomia João Paulo de Lima Silva, da empresa LS Drone Rural. Além disso, Victor Paulo de Oliveira, diretor da Biotropical Consultoria, apresentou uma palestra sobre o urucum. O ciclo de palestras terminou com o assunto “Sucessão familiar no agro”, uma realidade da região. A palestra foi conduzida pelo professor João Alberto Teixeira, fundador e CEO na Hold Gestão Patrimonial.
O encontro, que também celebrou o Dia do Agricultor comemorado em 28 de julho, foi concluído com um almoço, no qual os participantes puderam fazer
Éder Carlos, produtor de urucum, veio de Nova Guataporanga para participar do evento. “O encontro é muito bom para nós que somos produtores. Cada lugar que vamos temos um conhecimento novo. Vamos em um sítio é um aprendizado novo, se estivermos errando vemos onde podemos acertar e a convivência com os produtores é o melhor aprendizado que tem. O produtor precisa desse tipo de evento para estar ciente do que está fazendo, como o mercado está.”
Maria Isabel Lourenço, produtora de leite, também esteve presente com a sua família e demonstrou satisfação com o encontro. “Principalmente o agricultor, ele tem que correr atrás, viver em comunidade e cooperativismo. Tudo o que vem a agregar, temos que participar. Somos bem-informados pela mídia, mas valeu a pena pois aprendemos ainda mais, outras explicações sobre crédito, drone, coisas que apenas ouvimos falar.”