Historiador recebe Título de Cidadania nessa sexta-feira

117

Será realizada Sessão Solene na Câmara Municipal de Presidente Prudente nessa sexta-feira, 31 de março, às 20h00, para a entrega do Título de “Cidadão Prudentino” ao Professor e Historiador Benjamin Teodoro de Resende. A homenagem é de autoria dos vereadores da 18ª Legislatura, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade prudentina.

A celebração faz parte das comemorações do Centenário de Instalação do Legislativo prudentino.

Benjamin Resende, graduado em Direito, Letras e Pedagogia, ministrou aulas de português no período noturno no IE, além de lecionar nas principais faculdades de Presidente Prudente e em diversas universidades do interior do Estado de São Paulo.

O homenageado é um dos historiadores mais importantes de seu tempo, registrou a história do povo prudentino e participou ativamente das comemorações do Cinquentenário e do Centenário de fundação do município. Além disso, é autor dos livros Raízes Prudentinas 1, 2, 3 e 4 e da obra Raízes Centenária.

Apoio:


Vale ressaltar que a 18ª Legislatura é composta pelos vereadores Demerson da Saúde, Douglas Kato, Enio Perrone, Ivan Itamar, Professora Joana D’arc, Joãozinho da Saúde, Professor Negativo, Mauro Neves, Miriam Brandão, Nathália Barbosa Gonzaga da Santa Cruz, Tiago Oliveira, Wellington Bozo e William Leite.

Os trabalhos são transmitidos ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube: www.youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente. Todas as transmissões ficam disponíveis após seu encerramento.

Confira abaixo o histórico do homenageado anexo ao projeto de decreto legislativo.

O Professor e Historiador Benjamin Resende é natural de Lavras-MG. Veio para a cidade em 1939, ficou por um ano, voltou para Minas Gerais com a família; começou o primário na cidade, mas terminou em Minas. Em 1953/1954, voltou para fazer o Curso Clássico, no antigo Instituto de Educação (IE) Fernando Costa, conhecido à época como “IEzão”.

Casado com a senhora Abedi Mimari Teodoro de Resende, conhecida como professora Hebe, com quem teve os filhos Jovana de Resende Bigelli, Nelio Antônio Teodoro de Resende, Maria do Carmo Teodoro de Resende, Vanessa Teodoro de Resende. Além dos netos Isadora Arancíbia de Resende, Lívia de Resende Bigelli, Gabriela Arcifa de Resende, Bianca Arcifa de Resende, Fernando Arancíbia de Resende, Carina Arcifa de Resende.

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1960), no Largo São Francisco. Começou, então, a advogar durante um tempo para as Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo; foi advogado da Guarda Civil em Presidente Prudente, mas, principalmente, atuando como advogado empresarial.

Graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (1968), começou a dar aulas de português no período noturno no IE. Após terminar esta faculdade, prestou concurso em 1969 e escolheu o próprio IE como professor efetivo.

Também possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1974), especialização em Língua e Literatura pelo Fundação Dracenense de Ensino (1974), especialização em Curso de Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Assis (1972), especialização em Direito Público pelo Fundação do Desenvolvimento Administrativo (1989) e mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2001).

Atuou como professor universitário, tendo ministrado aulas em diversas cidades do interior do Estado de São Paulo por conta de sua ampla formação, além das principais faculdades de Presidente Prudente.

Benjamin Resende é autor dos livros Raízes Prudentinas 1, 2, 3 e 4, além da obra Raízes Centenárias, em homenagem aos 100 anos de fundação de Presidente Prudente.

O professor e historiador, um dos mais importantes de seu tempo, que registra a História do Povo Prudentino, participou ativamente das comemorações do Cinquentenário e do Centenário de Fundação de Presidente Prudente.

COMENTÁRIOS