O trabalho do vereador eleito pelo povo tem por objetivo fiscalizar as ações do Poder Executivo e legislar sobre as leis do município. E para realizar essas funções os vereadores fazem uso do que é chamado “matérias legislativas”, que são documentos oficiais os quais o Poder Executivo é obrigado a responder (Requerimentos e Indicações).
Os Projetos de Lei e Projetos de Leis Complementares são instrumento para melhorar o dia a dia do prudentino, e aperfeiçoar leis já existentes. E ainda existem as congratulações que são usadas para enaltecer conquistas de cidadãos ou empresas na sociedade, o voto de pesar para registrar documentalmente o luto por um cidadão falecido, entre outros, inclusive aqueles que regem administrativamente a Casa de Leis.
O Diário de Prudente, com fonte na própria Câmara de Vereadores de Presidente Prudente, fez um levantamento, e montou um ranking com a produção de cada vereador neste primeiro semestre de 2025.
É importante ressaltar que no ranking acima, estão listadas as matérias legislativas, porém, os vereadores realizam visitas, reuniões, debates de assuntos de interesse da sociedade, e gozam de acesso livre nas repartições públicas para realizar fiscalizações, imunidade parlamentar na tribuna e também produzem ofícios extraoficiais para assuntos de menor demanda.
Contudo, a maior parte do trabalho do vereador é oficializada e documentada através das matérias legislativas, apesar de não mostrar todo o empenho e atividade do vereador, este ranking serve de termômetro dos trabalhos realizados por cada edil prudentino.