Especialista em concursos públicos dá dicas para interessados no Concurso Unificado do TSE

196

O Concurso Unificado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o maior e um dos mais aguardados concursos de 2023, com cargos cuja remuneração varia de R$ 9.052,02 (técnico) a R$ 14.852,65 (analista). Embora o edital ainda não tenha sido publicado, o Tribunal Superior Eleitoral já confirmou a realização da seletiva este ano e muitos interessados estão dando início aos estudos.

O professor de Direito Eleitoral e Direito Administrativo Fabiano Pereira já está formando turmas de alunos focados neste concurso. Docente de alguns dos principais cursinhos do país, Pereira é autor de livros e criador de um método preparatório que já ajudou milhares de candidatos a conquistarem a aprovação.

Ele explica que o concurso consiste em uma única prova para todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país. “Embora os TREs não estejam obrigados a participar do concurso unificado, a maioria deve aderir. Nesse caso, o candidato poderá escolher em qual TRE deseja disputar uma vaga e fará a prova nesse estado”, explica ele.

Com 18 anos de experiência em concursos públicos, Pereira foi reprovado 13 vezes até desenvolver o método que o fez ser aprovado e nomeado em quatro concursos federais, incluindo os cargos de Analista e Técnico Judiciário do TSE.

Apoio:


Dicas importantes

Entre as principais dicas do especialista estão: estudar todos os dias, escolher o melhor material didático, elaborar um bom planejamento de estudos, aprender a estudar com foco na memorização do conteúdo, gerenciar os percentuais de acertos, resolver simulados periodicamente, focar nas disciplinas básicas e, claro, iniciar a preparação com antecedência.

“Recentemente fiz uma pesquisa e fiquei surpreso ao saber que 73% dos alunos recém-chegados às minhas aulas não gerenciavam os percentuais de acertos de questões em cada disciplina. Se você não sabe em quais disciplinas os seus percentuais estão baixos, como vai tomar decisões para melhorá-los?”, explica ele.

Quanto à memorização, ele também dá dicas valiosas: “Para conquistar a aprovação em um concurso, o processo é bem simples: ler, assistir as aulas, assimilar as informações, memorizá-las e lembrar delas no dia da prova. Parece simples, mas existem duas etapas que costumam ser deixadas de lado pela maioria dos candidatos: a assimilação e a memorização”, alerta.

Segundo ele, assimilar um conteúdo significa entender o que foi estudado, elaborar um rápido resumo e imaginar aquela situação acontecendo, criando associações de imagens.

“A memorização está relacionada à capacidade que o candidato tem de, alguns meses depois de ter estudado o assunto, lembrar-se das informações estudadas e acertar as questões da prova. Quanto mais técnicas de memorização o candidato utilizar no dia a dia de estudos, mais chances tem de acertar as questões no dia da prova”, explica Pereira.

Pereira lembra que as provas ocorrerão em horários distintos (manhã e tarde), o que oferece a possibilidade de o candidato disputar uma vaga tanto para o cargo de técnico quanto para o cargo de analista judiciário. Aos interessados nesses dois cargos, o professor publica aulas e dicas semanalmente em seu canal do Youtube.

COMENTÁRIOS