Com apoio do Sicoob UniSP, atleta de tiro esportivo busca disputar próxima Olimpíadas

27

Um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade, e que pode ser representado de várias maneiras, uma delas é o apoio a esportistas locais. Esse é o caso do atleta de tiro esportivo, Raphael Lima, um talento de Presidente Prudente, que com a parceria do Sicoob UniSP tem conseguido levar o nome da cidade e do cooperativismo pelo país com diversas conquistas relevantes.

“É de fundamental importância esse patrocínio do Sicoob UniSP, algo que me ajuda bastante a alcançar os objetivos, com custeio de viagens, alimentação e provas”, contou Raphael. Segundo ele, a parceria começou nesse ano de 2024 e já tem rendido bons frutos. “Proporciona uma base financeira sólida para que eu participe dos campeonatos já que a maioria não é em Presidente Prudente. Recentemente, estive no Ceará, por exemplo”.

Início da parceria

Apoio:


Uma coincidência foi o início de tudo entre o atleta e o Sicoob. Raphael precisou operar um dedo e na cirurgia conheceu o Dr. Marco Felipe Barros, que é médico e presidente do Conselho de Administração do Sicoob UniSP. “O Marco também é um atirador esportista, atiramos juntos, e tudo começou”, disse Raphael.

Tudo deu certo em seguida, quando o atleta precisou fazer uma rifa para comprar um equipamento de tiro esportivo. “Como é algo muito caro, o Marco Felipe resolver falar com o pessoal do Sicoob UniSP sobre essa parceria. Outra coincidência é que o Giovani Casarino (diretor financeiro da cooperativa) também é atirador e adepto do esporte e se mostrou interessado com a possibilidade do patrocínio”, explicou.

“O Sicoob UniSP é uma cooperativa de Presidente Prudente e por eu ser da cidade também há uma influência maior. Eles me apoiam e me incentivam a ir cada vez mais longe e espero que essa parceria seja duradoura”, completou Raphael Lima.

Carreira e meta olímpica

Com apenas 18 anos, Raphael já tem um histórico de conquistas, com mais de 300 medalhas e 25 troféus, além de ser 5x campeão brasileiro. “Comecei a atirar com 14 anos porque meu pai já praticava e isso gerou meu interesse. Tive curiosidade e em 2020 já frequentava o clube de tiro”, relatou. O jovem ainda lembra que chamou a atenção já nos primeiros disparos. “Logo já perceberam que eu tinha habilidade e futuro no esporte. Então iniciei os treinamentos e ainda em 2020 participei do primeiro campeonato e fiquei em segundo lugar na categoria Júnior com apenas dois meses de tiro”.

No ano seguinte, Raphael foi campeão brasileiro na modalidade duelo 20 segundos – pistola maior. Com o tempo e a aquisição de mais armamentos, Raphael conseguiu disputar em modalidades diversas, sendo campeão na pistola, no revólver e vice-campeão na carabina. “Em 2023, estabeleci dois recordes no revólver e na pistola, e ainda comecei em uma modalidade olímpica de tiro. Ano que vem inicia o próximo ciclo e pretendo estar nas Olimpíadas em 2028, em Los Angeles”, finaliza.

COMENTÁRIOS