UNOESTE: Ensino superior proporciona melhorias para 82% dos egressos

Pesquisa do Semesp revela ainda que os egressos que já trabalhavam durante a graduação obtiveram aumento salarial em 135% com o diploma em mãos.

20

Investir no ensino superior é adquirir conhecimentos que podem ampliar as chances de obter sucesso no mercado de trabalho. Segundo os resultados da 3ª Pesquisa sobre Empregabilidade do Instituto Semesp, 82% dos egressos que participaram do estudo concordam que após concluir a graduação conquistaram melhorias no âmbito profissional e pessoal. Ainda, os egressos que já trabalhavam durante a graduação obtiveram um aumento salarial de 135% com o diploma em mãos. Os dados comprovam a transformação que o ensino superior promove na vida das pessoas, bem como a demanda do mercado por profissionais qualificados.

Nove dos dez cursos mais citados por egressos que estão trabalhando são ofertados pela Unoeste. A Universidade do Oeste Paulista oferta mais de 100 graduações, presenciais e a distância, e já formou mais de 110 mil profissionais para o Brasil e o mundo. Na pesquisa, o curso de Medicina fica em primeiro lugar com 100% de atuação dos egresso na área de formação. Em seguida aparecem os cursos de Ciência da Computação (92,6%); Farmácia (79,3%); Odontologia (78,9%); Fisioterapia (64,4%); Arquitetura (63,5%); Psicologia (61,1%); Publicidade (60,5%) e Contabilidade (60,5%). Foram 8.523 participantes que responderam à pesquisa; destes, 3.086 são egressos.

Para o professor da Business School Unoeste (BSU) Gustavo Endo, o diploma de graduação é a porta de entrada para uma vida de sucesso. “A primeira coisa que as pessoas precisam entender é que o preço que se paga para cursar o ensino superior não deve ser visto como um custo ou algo que será perdido e, sim, como um investimento, seja de recursos financeiros ou de tempo. Outro ponto é que somente por meio do ensino superior é que as pessoas podem realizar o sonho de ser professor, administrador, engenheiro, médico… Além disso, o diploma de graduação para algumas famílias é algo inédito e envolve o orgulho do recém-graduado de ser o primeiro a ter um diploma”, pontua.

Para o docente, não importa qual seja a motivação que o indivíduo tenha para iniciar no ensino superior. “Há pessoas que desde sempre sabiam qual carreira seguir e investem nela. Outros, realizam um curso por não poder ingressar naquele que realmente gostariam. Há também pessoas que buscam o ensino superior justamente por já estar trabalhando. Alguns, ainda, iniciam uma graduação para dar continuidade ao ensino médio e acabam se encontrando dentro da profissão. Então, seja qual for a motivação, o ensino superior possibilita que as pessoas alcancem os mais diversos sonhos”.

Ele ainda frisa que tanto a modalidade presencial e quanto EAD permitem importantes vivências. “Obter um diploma superior não é tarefa fácil, consiste em um caminho de muitos desafios, mas também de muita aprendizagem e trocas de experiências. Além de proporcionar crescimento pessoal, preparando o indivíduo para as adversidades do dia a dia do mercado”, finaliza.

Vestibular gratuito

Que tal garantir a chance de começar a estudar na 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo? Você pode ingressar em um dos cursos presenciais da Unoeste por meio do Vestibular On-line ou com a Nota do Enem e os aprovados podem garantir bolsas de até 40% OFF. Já para as inscrições do Vestibular EAD, clique aqui e saiba como estudar com bolsa de estudo de até 60%. A Unoeste está em quase todas as regiões do Brasil, veja aqui qual polo está mais próximo de você.

:::.............. COMENTÁRIOS ..............:::