Museu de Prudente é reaberto e conta com nova exposição de quase mil troféus

O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Sandoval Netto foi reaberto no último dia 27/04.

89
Foto: Marcos Sanches

De acordo com a fase de transição do Plano São Paulo, o Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antônio Sandoval Netto”, de Presidente Prudente foi reaberto nesta semana e conta com uma novidade para os visitantes e amantes do esporte prudentino: são quase mil troféus que foram incluídos ao acervo do Museu.

Desde total, até o momento 780 já foram catalogados pela equipe do Museu e podem ser conferidos pelos visitantes. São importantes relíquias do esporte prudentino, alguns bem antigos conquistados na década de 1950 como do Campeonato de Natação, outro de 1960 referente ao Campeonato de Ciclismo, entre outras datas e modalidades.

“Esses 780 troféus catalogados já foram incorporados à nossa exposição. Fizemos uma vitrine para expor esses troféus, vamos trocando sucessivamente a cada mês sempre mudando e atualizando o acervo, para que sejam contempladas todas modalidades e sejam expostas aos visitantes”, ressalta a diretora do Museu Valentina Romeiro Flores.

O Museu recebeu da Secretaria Municipal de Esportes, os troféus históricos obtidos pelos atletas prudentinos ao longo da história da cidade, alguns de nível nacional e internacional. “Uma curiosidade é que colocamos exposição um troféu que completa 14 anos amanhã, dia 1º de maio uma referência ao Dia do Trabalho, esse troféu é referente ao um Torneio de Futsal Feminino realizado em 2007”, revela.

Apoio:


O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Sandoval Netto foi reaberto no último dia 27/04. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8h às 12h13h às 17h e aos sábados das 9h às 17h. A visitação segue todos os protocolos de segurança.

“A visitação é feita respeitando as medidas de segurança por conta da pandemia, no máximo 10 pessoas podem ficar na sala de exposição, não é preciso agendar, apenas aguardar na parte externa a liberação do espaço, sempre com uso de máscara e álcool em gel”, ressalta a diretora do Museu Valentina Romeiro Flores.

História dos Troféus abandonados

Esse trabalho de conservação e valorização dos troféus é uma determinação do prefeito Ed Thomas em respeito a história do esporte prudentino, após constatar o estado de má conservação dos troféus em janeiro desde ano, o prefeito encontrou as peças amontoadas em uma das salas do Ginásio Municipal de Esportes “Watal Ishibashi”, em condições inadequadas de conservação. O prefeito Ed Thomas determinou a transferência do patrimônio para o Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antônio Sandoval Netto”.

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação

COMENTÁRIOS