Balanço da Dengue: 4.854 casos foram registrados pela VEM em 2020

Número é bem menor, comparado ao ano de 2019

133
Foto: Divulgação Governo Municipal

Apesar da grave crise sanitária que todo o país enfrenta, devido à Pandemia da Covid-19, outras graves manifestações virais, como a Dengue, por exemplo, vem apresentando queda no índice de contágio em Presidente Prudente com base na comparação dos anos anteriores.

Em 2020, segundo a Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente foram registrados 4.854 casos de dengue no município. A equipe alerta que o balanço total ainda não foi fechado e ainda há exames para serem confirmados, entretanto, mesmo com algumas notificações em investigação, a taxa é muito menor em relação a 2019, que somava mais de 7 mil casos.

Além disso, até hoje, 18 de janeiro, o município ainda não registrou nenhum caso de Dengue neste ano de 2021, o que gera uma expectativa de melhores resultados no combate à doença.

Combate à Dengue em Prudente

Várias ações vêm sendo desenvolvidas em Prudente pela Equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), entre coleta de entulhos, fiscalização de obras para identificar possíveis criadouros, inclusive, ações de conscientização entre a comunidade.

Apoio:


Vale alertar, que neste período de maior incidência de chuvas e calor intenso, os cuidados em combate à Dengue devem ser redobrados, já que estes fatores climáticos favorecem a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti.

Entre os principais cuidados que toda a população deve seguir no combate à Dengue, a equipe reforça a importância de eliminar o foco de água parada, por meio da limpeza dos quintais, manutenção das calhas e caixas d’águas e aplicação de areia nos pratos de vasos de plantas.

Já em relação aos sintomas da Dengue, é importante buscar atendimento médico aos sinais de febre alta, dor de cabeça e nas articulações, fraqueza, erupção na pele, náuseas e vômitos.

 

COMENTÁRIOS