Nesta semana a prefeitura oficializou o Centro Municipal de Educação Ambiental (CMEA), vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com a missão de promover a conscientização ambiental e estimular práticas sustentáveis em todo o município, principalmente com estudantes.
Referendada pelo prefeito Tupã, a iniciativa foi assinada pelo secretário do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, que destacou a importância da educação ambiental como ferramenta fundamental para a construção de uma sociedade mais responsável e consciente em relação ao meio ambiente.
“O Centro estava num prédio construído há mais de 10 anos, mas não estava com seus objetivos regulamentados e então fizemos essa regulamentação para oficializar aquele espaço e colocá-lo à disposição de entidades e estudantes com a finalidade de debater as questões ambientais, com participação de universidades, escolas e demais entidades”, disse Portella.
O novo centro será responsável por desenvolver programas e atividades que informem a população sobre questões ambientais locais e globais, incentivando a reflexão crítica sobre as causas e consequências dos problemas ambientais e o papel de cada cidadão na busca por soluções.
Entre os principais objetivos do CMEA estão: coordenar projetos que atendam às demandas específicas do município, fortalecer ações já existentes em escolas, universidades, empresas, ONGs e órgãos públicos, além de oferecer cursos, oficinas e treinamentos para professores, agentes comunitários e demais profissionais que atuarão como multiplicadores da educação ambiental em suas áreas.
O Centro Municipal de Educação Ambiental está localizado na rua Altair de Senna, 730, no bairro Jardim Jequitibás.
“Vamos estimular o processo de Educação Ambiental neste predio e também em escolas públicas e particulares”, finalizou o secretário.