ÁLVARES MACHADO: Câmara cobra recomposição adequada de asfalto após intervenções da Sabesp


Na última sessão ordinária deste ano, a 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Álvares Machado discutiu a necessidade de providências urgentes em relação ao serviço de tapa-buraco realizado pela empresa Sabesp após intervenções na rede de água e esgoto.
De autoria do vereador José Carlos Cabrera (PSDB), o requerimento aprovado em plenário cobra a recomposição adequada do pavimento asfáltico em diversas ruas da cidade. “São constantes as reclamações de munícipes a respeito da má qualidade dos consertos realizados pela Sabesp após intervenções na rede de água e esgoto, especialmente na recomposição do asfalto”, fala o vereador.
“Em diversos pontos da cidade é possível observar buracos, desníveis e remendos irregulares, que comprometem o tráfego das vias, causam desconforto aos usuários, aumentam o risco de acidentes e contribuem para deteriorar o pavimento, acarretando maior custo futuro ao próprio Poder Público”, argumenta Cabrera.
O requerimento ganhou apoio dos demais vereadores. “Essa questão não é de hoje. Não deve ter diálogo entre o Poder Executivo e a Sabesp sobre essas obras. Há casos de recapeamento, onde a Sabesp faz remendos no dia seguinte. Precisa sentar e planejar o que será feito”, cita Michael Rodrigues (Republicanos).
“É um problema que se arrasta há anos. Brigamos para conquistar recursos para recapeamento, e a Sabesp vem em seguida fazendo buraco. Precisa ter qualidade nesse trabalho. É um sacrifício para a Sabesp atender nossos pedidos. É um descaso com o município; parece que tudo está normal. A Sabesp tem que executar melhor seus serviços antes que ocorra acidente grave”, crava o parlamentar Marquinhos Bozó (PRD).
Instalação de obstáculo
Foi aprovado ainda requerimento de providências, de autoria de Michael Rodrigues, cobrando a instalação de obstáculo na Rua César Martins, altura do nº 47, Bairro Mário Mauro.
“Como o vereador João da Farmácia [PSDB] lembrou, este será o terceiro pedido este ano para o mesmo lugar. A Rua César Martins possui trecho íngreme, o que favorece o ganho de velocidade por parte de veículos em descida. Motociclistas e outros condutores não têm respeitado o limite de velocidade, elevando o risco de acidentes, especialmente com pedestres”, expõe.
Recesso parlamentar
Esta foi a última sessão ordinária do ano antes do recesso parlamentar. Contudo, cabe salientar que a Câmara Municipal mantém seu funcionamento durante o período, sendo que sessões extraordinárias poderão ser convocadas para deliberação de projetos de urgência.
Neste tempo, os vereadores seguem ouvindo a população e elaborando sugestões ao Executivo.
A primeira sessão de 2026 será no dia 3 de fevereiro.
COMENTÁRIOS