UNOESTE: Feira de Profissões Virtual oferece experiência inovadora

75

A escolha da profissão não é tarefa fácil e requer muita atenção para analisar se aquela área combina com o seu perfil. Para ajudar quem ainda tem dúvidas ou deseja saber mais sobre a carreira pretendida, a Unoeste realiza a Feira de Profissões Virtual. Neste ano, o evento ocorrerá totalmente on-line e a partir desta quinta-feira (16) todos os conteúdos exclusivos sobre os mais de 70 cursos estarão disponíveis. É a oportunidade de conhecer melhor todas as áreas do conhecimento, em uma experiência inovadora proporcionada pela 2ª melhor universidade do estado de São Paulo (IGC/MEC).

Em um formato totalmente diferente das edições anteriores, a Feira de Profissões Agora está acessível para pessoas de todo o país.  Disponível virtualmente, basta apenas que o interessado realize a inscrição gratuitamente e depois navegue pelos conteúdos exclusivos. Para o coordenador do Marketing da universidade, o publicitário Bruno Dias, o evento deste ano rompe as barreiras. “O novo formato dá a oportunidade ao interessado em acompanhar a Feira, com a facilidade de participar de qualquer lugar e a qualquer momento. Iremos disponibilizar conteúdos e experiências para, assim, ajudar o estudante que busca mais informações e conhecimento da futura profissão”, explica.

Bruno ainda reforça que serão disponibilizados materiais sobre diversas carreiras de maneira clara e inovadora. “O participante terá conteúdos riquíssimos de informação, para ajudá-lo a decidir qual será a profissão que fará parte da sua trajetória. É uma oportunidade que eles terão de conhecer cada profissão através do olhar do docente, do universitário e do profissional e/ou egresso do curso. Fora isso também poderão participar de um quiz sobre conhecimentos gerais e manter o contato com os coordenadores de cada curso para sanar dúvidas e até mesmo agendar uma visita à universidade”, fala.

Laura Beatriz dos Santos Silva é aluna do curso de Odontologia da universidade. Ela participou da Feira de Profissões em 2019, quando estava no ensino médio no Sesi de Regente Feijó (SP). Para ela, o evento contribuiu na escolha da carreira para o futuro. “Foi muito interessante! Vi diferentes cursos, foquei mais naqueles que eu tinha um certo interesse e nos quais estava em dúvida. A Feira ajudou muito e hoje sou aluna da Unoeste”, conta.

Apoio:


A acadêmica aconselha os atuais participantes que aproveitem ao máximo esse momento. “Não tenha medo e nem vergonha, pergunte sobre os cursos, algo que tenha dúvida ou curiosidade, eles vão te ajudar! Pode ser que essa pergunta te faça abrir mais os olhos para aquela profissão, a ter um interesse maior. Então, analise as profissões, em qual delas você poderia se dar muito bem. Aproveite e não tenha pressa!”, orienta.

Por que participar?

De acordo com a psicóloga e professora em cursos de graduação, mestrado e doutorado da Unoeste, Dra. Camélia Santina Murgo, a Feira de Profissões é um momento privilegiado de contato direto com a realidade das profissões e do mercado de trabalho de cada uma delas. “Ela é um espaço importante porque o candidato tem acesso a muitas informações sobre as carreiras que pretende escolher através do contato com profissionais já atuantes nas mais diversas áreas e que estão, portanto, qualificados para apresentar os detalhes de todos os campos de trabalho de cada profissão”, fala.

A psicóloga reforça a vantagem do formato on-line, já que o participante terá ainda mais tempo para acessar as informações. “O estudante poderá percorrer um número maior de atividades com profissionais que estarão à disposição para passar todas as informações. Assim, com a possibilidade de acessar um volume ainda mais diversificado de informações, o candidato terá mais elementos para tomar sua decisão”.

A Dra. Camélia orienta que as escolas contribuam com esse momento da vida dos alunos e motivem a participação. “O papel da escola é incentivar a participação dos estudantes e ofertar o máximo de informações sobre cursos, vestibulares e o cenário atual do mercado de trabalho. É ainda de grande importância que a escola oportunize momentos para que os estudantes possam refletir sobre suas habilidades, seus interesses e seus projetos de futuro” comenta.

Se liga nas dicas!

Para aqueles que ainda não sabem qual carreira seguir, a psicóloga destaca que o candidato deve participar do maior número de atividades e ter contato com profissionais, mas também devem estabelecer critérios de escolha. “Uma opção é buscar o serviços de orientação profissional”, comenta a docente, ressaltando que o curso de Psicologia da Unoeste oferece esse serviço gratuito. Já para aqueles que sabem qual carreira seguir, o foco agora é o vestibular e continuar se atualizando sobre a escolha, “tendo em vista que o mercado de trabalho é muito dinâmico e, constantemente, surgem novidades”.

Para ela, buscar informações e focar nos estudos são requisitos básicos para esse momento. Mas, é importante combinar essa rotina também com atividades de lazer e descanso. “Para todos que estão passando por essa etapa de decisão, a ideia é manter a tranquilidade, ficar atento aos vestibulares e às oportunidades de ingresso. Mas é primordial que não se isolem, mantenham o contato com a família e amigos, eles devem estar por perto e serem parte desse momento”, encerra.

Participe!

Que tal tirar algumas dúvidas sobre as carreiras? Participe da Feira de Profissões Virtual da Unoeste. Clique aqui e faça sua inscrição.

COMENTÁRIOS