Homem é multado em R$ 1,5 mil por manter aves silvestres em cativeiro em Presidente Prudente


Nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, uma equipe da Polícia Ambiental realizava policiamento preventivo pelas ruas do Conjunto Habitacional Augusto de Paula, na zona norte de Presidente Prudente e percebeu canto característico de aves silvestres (coleirinhas) nas proximidades.

Diante da fundada suspeita de manutenção irregular de fauna silvestre em cativeiro, foi realizada averiguação nas imediações, logrando êxito em identificar a residência de onde provinham os sons. No local foram constatadas duas aves da espécie Coleirinha (Sporophila caerulescens – popular papa-capim) e um Trinca-ferro (Saltator similis) mantido em cativeiro sem a autorização do órgão ambiental competente.

Após a verificação da irregularidade, foi lavrado em desfavor do envolvido (um homem de 40 anos) um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 1.500,00 por manter espécimes da fauna silvestre nativa em cativeiro sem licença válida. As aves foram apreendidas, sendo constatado que se encontravam em estado bravio, apresentando comportamento compatível com indivíduos aptos à vida livre.


Após avaliação técnica, foi realizada a soltura imediata em habitat natural adequado das aves, conforme preconizam as normas ambientais vigentes. As gaiolas foram destruídas e o envolvido responderá criminalmente.

COMENTÁRIOS