Nesta sexta-feira, 23 de janeiro, o Sesi-SP recebeu autorização da Prefeitura de Presidente Prudente e do Ministério Público do Trabalho (MPT), para que a volta às aulas, na próxima segunda-feira, 26/01, possa ser retomada em prédio próprio da Escola Sesi do Parque Furquim (CE 284).
Até o final do ano letivo, os alunos do ensino fundamental e médio foram realocados para o prédio da Faculdade Toledo, com o objetivo evitar o contato direto com a fumaça provocada pelo incêndio subterrâneo, em terreno de descarte de lixo clandestino, vizinho ao Sesi Presidente Prudente.
Por meio de ofício, a prefeitura ressaltou que não há prejuízo à saúde dos alunos, professores e colaboradores e que o terreno permanecerá interditado por tempo indeterminado. Além disso, reforçou que dará continuidade às ações de combate à fumaça e ao mal cheiro, caso ocorram novos focos de incêndio subterrâneo.
A partir desta documentação, somada à manifestação do Corpo de Bombeiros sobre a redução dos focos de incêndio, o MPT autorizou o retorno presencial, sem prejuízo de novas determinações de afastamento dos professores.
O incêndio, que já perdurava desde outubro do ano passado, ocasionou diversos transtornos para o funcionamento da escola e do Centro de Atividades (CAT Sesi), como também para toda a população do entorno. Internamente, durante este período, o Sesi-SP estruturou seu funcionamento, de acordo com a necessidade, para a proteção da saúde das pessoas.
Pela gravidade dos impactos sanitários e ambientais, o Sesi-SP colaborou ativamente para que a situação pudesse ser resolvida pelas autoridades competentes, assim como participou de reuniões e protocolou despachos oficiais, em busca de soluções eficazes e com a maior brevidade possível.
O Sesi-SP permanece acompanhando de forma contínua os desdobramentos das ações juntos aos órgãos responsáveis.





