Presidente Prudente celebra São Sebastião, padroeiro escolhido por Dona Isabel Dias Goulart



Neste 20 de janeiro, feriado municipal, Presidente Prudente celebra o dia de São Sebastião, padroeiro do município. A escolha do santo protetor remonta a 1919, ano da fundação da cidade, quando dona Isabel Dias Goulart, esposa do coronel Francisco de Paula Goulart, solicitou ao padre da época que São Sebastião fosse adotado como a imagem católica e o padroeiro prudentino.

Segundo relato de Júlio Dias Goulart, falecido em abril de 2020, filho de dona Isabel — conhecida também como dona Bela — era profundamente devota de São Sebastião. “Ela era muito devota de São Sebastião”, contou ele, explicando que, desde então, a cidade passou a comemorar oficialmente o dia do padroeiro em 20 de janeiro.

Além da devoção religiosa, dona Izabel teve atuação marcante na história local. Reconhecida como conselheira política do marido, participou ativamente dos desafios do período de emancipação, inclusive auxiliando o coronel Francisco de Paula Goulart a rechaçar ataques de opositores, que discordavam da elevação de Prudente a município, movimento que atrairia recursos e população para a região.

Apoio: Criarte


Fundador de Presidente Prudente em 14 de setembro de 1917, o coronel Francisco de Paula Goulart foi um desbravador mineiro. Ao lado de dona Bela — com quem teve 17 filhos —, e ajudou a consolidar as bases políticas, sociais e religiosas da cidade, deixando um legado que ainda hoje é lembrado nas celebrações do padroeiro.

Foto de Dona Isabel Dias Goulart, esposa do fundador Francisco Paula Goulart. | Foto: Museu e Arquivo histórico de Presidente Prudente.
Catedral de São Sebastião em Presidente Prudente | Foto: Diocese de Presidente Prudente.

Quem foi São Sebastião

São Sebastião foi um soldado romano do século III que serviu ao imperador Diocleciano. Convertido ao cristianismo, passou a fortalecer a fé de outros cristãos perseguidos, o que acabou levando à sua condenação quando sua fé foi descoberta.

Segundo a tradição, Sebastião foi amarrado a um tronco e atingido por flechas, sobrevivendo inicialmente ao martírio. Recuperado por cristãos, voltou a confrontar o imperador, sendo então condenado à morte definitiva, tornando-se um dos mártires mais venerados da Igreja Católica.

Ao longo dos séculos, São Sebastião passou a ser invocado como protetor contra epidemias e males, além de símbolo de fé, coragem e resistência. Sua devoção se espalhou pelo mundo, especialmente no Brasil, onde é padroeiro de diversas cidades, entre elas Presidente Prudente.

Catedral de São Sebastião em Presidente Prudente | Foto: Diocese de Presidente Prudente.
COMENTÁRIOS