Justiça tem 959 mandados de prisão em aberto em Presidente Prudente, aponta levantamento



Um levantamento feito esta semana no CNJ – Conselho Nacional de Justiça revelou que existem 959 mandados de prisão em aberto na Comarca de Presidente Prudente, incluindo ordens de prisão nas esferas estaduais e federais. Do total, 887 (92%) estão relacionados a homens.

O levantamento também identifica que cerca de 10% dos mandados de prisão em aberto têm como origem processos relacionados a pensão alimentícia. Esse percentual revela que uma parcela significativa dos mandados pendentes não está vinculada apenas a crimes de maior gravidade, mas também a questões de direito de família, que envolvem diretamente a garantia de sustento de dependentes.

Apesar de não haver um ranking oficial completo, a comparação com levantamento semelhante realizado na Comarca de Marília, que apontou 420 mandados de prisão em pendência naquela cidade, e em Araçatuba são 829 mandados em aberto, e Bauru 1.446 e na cidade de São Paulo registra 13.836 mandados em aberto.

Apoio: Criarte


Em todo o estado de São Paulo são 55.653 mil mandados de prisão em aberto expedidos pelas esferas judiciais.

Mandado de prisão

Entre os mandados pendentes em Presidente Prudente, o mais antigo foi expedido em 25 de maio de 2009 pela Justiça Federal, devido ao detento ser um boliviano, 50 anos, e ter se evadido do cumprimento de pena do semi-aberto por tráfico de drogas, e até o momento não ter sido localizado.

As autoridades competentes, incluindo a Justiça e os órgãos de segurança pública, reforçam que o número de mandados em aberto é acompanhado rotineiramente, com ações programadas de cumprimento sempre que possível, respeitando aspectos operacionais, legais e de segurança.

O levantamento revela a importância da integração entre sistemas judiciais, policiais e de monitoramento, com o objetivo de reduzir o número de ordens judiciais pendentes e garantir que pessoas com mandados de prisão ativos sejam localizadas e conduzidas à Justiça.

COMENTÁRIOS