CCZ inicia trabalho de prevenção de escorpiões no bairro III Milênio

164

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), deu início a um trabalho para prevenção e controle da população de escorpiões, iniciada na manhã desta quinta-feira (06/01) pelo Residencial III Milênio. No decorrer da semana, outras regiões da cidade com alta incidência também serão vistoriadas, incluindo os distritos.

O bairro, conforme denúncia anônima recebida pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), registrou o aparecimento de uma grande quantidade do animal em uma única residência.

Em Presidente Prudente, o CCZ realizou 792 vistorias em 2020 e 644 no ano de 2021, a maior parte delas realizadas após denúncias de terrenos sujos. Os bairros com maior incidência são Humberto Salvador, São Lucas, São Judas, Cedral, Sumaré, Cohab, Mediterrâneo e Jequitibás.

Já os dados da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), de janeiro a novembro de 2021, mostram 374 acidentes por picadas.

Apoio:


De acordo com o gerente do CCZ, Ricardo dos Santos (Pisca), as ações estão sendo realizadas para orientar os moradores quanto aos cuidados, tanto com os terrenos, quanto aos animais. “Orientamos a manter o local limpo e sem entulhos. A sujeira e o acúmulo de lixo favorecem o aparecimento do animal”.

A equipe também notificou os terrenos em condições consideradas inapropriadas. “O proprietário tem 15 dias para regularizar a área. Após esse período, a equipe volta ao local para verificar se a área foi limpa. Caso não tenha sido, aplicamos a multa”, explicou o gerente.

“Não adianta eu limpar o meu quintal e o vizinho deixar o dele sujo. A comunidade precisa ser consciente, principalmente onde há crianças e idosos”, concluiu Ricardo.

O valor da multa corresponde a 60 UFMs (Unidade Fiscal do Município), porém, este valor pode chegar a 90 UFMs, caso haja reincidência. Desde 1º de janeiro de 2022, uma UFM equivale a R$ 4,4181 (quatro reais, quatro mil, cento e oitenta e um milésimos de real).

Conforme orientação do CCZ, o morador que encontrar um escorpião em sua residência deve afastá-lo com objeto, sem contato direto, ou prendê-lo em algum recipiente, e ligar para o CZZ. A equipe do CCZ atende pelos telefones (18) 3905-4220 e (18) 3905-2156.

Leia também:

ESCORPIÕES: Infestação atinge o III Milênio e vários outros bairros

COMENTÁRIOS