
O oeste paulista é uma região muito rica e com várias possibilidades de exploração do turismo, conforme o ex-prefeito de Brotas – a capital nacional do turismo de aventura – Du Barreto ao fazer a 1ª palestra do 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico.
O evento realizado em Presidente Prudente nesta quinta-feira (30), de manhã e à tarde no espaço Sollarium – campus 2 da Unoeste – é uma iniciativa da União das Entidades de Presidente Prudente (UEPP).
Com o tema “turismo integrado e oeste paulista”, foram mobilizados gestores municipais, empresários, interessados neste segmento e representantes do secretário estadual do Turismo, Roberto Lucena e do deputado estadual Mauro Bragato.
Na abertura falaram o presidente da UEPP, Marcos Nomura; o prefeito da Estância Turística de Presidente Epitácio, André Lima; Valdemir Santos, representando o secretário; e Felipe Cruz Messias, representando o deputado.
Falaram ainda o presidente da Câmara de Prudente, William Leite; o secretário municipal de Turismo, Wesley Cotini; e o pró-reitor de Pesquisa, e Pós-graduação e Extensão da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi.
Trabalho voluntário
O pró-reitor enalteceu a sociedade civil organizada e centrada no trabalho voluntário para promover evento de tamanha magnitude, voltado ao desenvolvimento regional do turismo, sustentável e sólido.
Em sua fala citou a Unoeste como protagonista do progresso na região, na condição de melhor universidade particular do estado de São Paulo e a 3ª do Brasil, em avaliação do Ministério da Educação.
Na realização do fórum a UEPP tem como patrocinadores a Unoeste, Sicredi Rio Paraná, Siccob Paulista, Terra Parque Eco Resort e Instituto AGC; e como parceira a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal).
Municípios parceiros e expositores de suas atrações turísticas: Adamantina, Álvares Machado, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Rancharia, Rosana, Santo Expedito e Narandiba.

Brotas: case de sucesso
A 1ª palestra ditou o ritmo do evento, com o ex-prefeito Du Barreto expondo o município de Brotas como case de sucesso em turismo; contando como foi o pontapé inicial em 1993, como as dificuldades foram superadas e o caminho percorrido.
Em síntese, o fomento da exploração turística requer o diagnóstico dos potenciais, as ações já existentes, análise técnica sobre explorar esse segmento e estabelecer um calendário local e regional.
A programação de palestras prosseguiu com a consultora da InvestSP que é vinculado a Secretaria de Turismo do Estado, Luciana Derze. Ela Falou sobre a importância do monitoramento de indicadores da sustentabilidade do turismo.
“O mapa da viagem do amanhã: navegando pelas quatro forças que estão redefinindo o turismo global” foi a abordagem de Bernardo Ignarra, gestor de turismo em competitividade de mercado.
O chef Ulisses Dias de Souza, professor do curso de Gastronomia da Unoeste, discorreu sobre o seguinte tema: “Os Sabores e Saberes: Gastronomia Unoeste e a valorização da identidade regional”.
Riquezas do oeste paulista
A empresária, treinadora e palestrante Karina Taconi falou sobre “Encante, Conquiste e Fidelize: A ciência do neuromarketing aplicada ao turismo”. A equipe de Governança do Oeste Paulista falou sobre “Descubra as riquezas do Oeste Paulista”.
O “Turismo Religioso no Oeste Paulista: colaboração no desenvolvimento regional” é o tema que foi exposto pelos padres Everton da Silva e Humberto Souza, do Santuário Diocesano de Santo Expedito, ponto de referência do turismo religioso regional.
“Promovendo sinergia dos agentes da hospitalidade da região de Presidente Prudente”, foi tema apresentado pelo professor da Fatec, Yuri Reis, especialista em gestão da hospitalidade, turismo e eventos.
Pelo campus da Unesp em Rosana, Rosângela Custódio Cortez Thomaz contribuiu com o tema “O turismo rural como possibilidade de desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade”.
As duas últimas palestras: “Turismo no Oeste Paulista? Truco! Seeeiissss”, por Luiz Fernando Neves, criador do Turismo Fora da Caixa; e “De acampamento ao destino mais buscado do Brasil: O case de sucesso do Terra Parque”, por Júlio de Moraes, fundador e diretor do Terra Parque.
Os momentos culturais foram reservados na abertura com a apresentação da Cia. de Dança Vulcanic e no encerramento com a Orquestra de Viola Caipira de Pirapozinho. O cerimonial foi conduzido pelo jornalista Iury Greghi.



