Homem é multado em R$ 3 mil por maus tratos a bovino em Teodoro Sampaio


Na manhã desta quinta-feira, 18 de setembro, uma equipe da Polícia Ambiental foi até uma estrada rural no Bairro da Estação em Teodoro Sampaio atender uma denúncia sobre situação de maus tratos a um animal bovino que estaria nas imediações da estrada da estação em más condições físicas, com uma das patas amputada e abandonado.

No local citado, ao lado de um curral foi constatado um animal bovino, fêmea, que estava deitada ao solo com um bezerro ao lado, com escore corporal magro, ossos da coluna aparentes, sem água e alimento próximo, a pata traseira esquerda estava amputada, restando somente uma pequena parte; estava infestada de moscas e possivelmente miíase.

Após ficar em pé, saiu andando com dificuldade e adentrou no local onde o proprietário do animal estava através de um colchete que foi aberto no momento da fiscalização. O envolvido alegou que o animal bovino é de sua propriedade e quanto aos cuidados veterinários, foi ate um veterinário onde foi informado sobre quais medicamentos a serem administrados no bovino, sendo feito a medicação por conta própria, informando ainda que passa mata bicheiras e que o animal está magro devido a ter dado cria há pouco tempo, pois esta amamentando o bezerro.

Devido o envolvido não prestar socorro veterinário adequado, deixar o animal sem água e sem alimentação disponível e permitir que a vaca amamentasse o bezerro mesmo estando doente e debilitada, o homem foi autuado em R$ 3.000,00 por praticar ato de maus tratos a animal doméstico, incorrendo no disposto do artigo 29 da Resolução SIMA 05/21.

Apoio:

O autuado foi orientado quanto a procurar auxilio veterinário de imediato para o bovino e dar as condições de tratamento adequadas.

A ocorrência foi apresentada ao delegado de plantão que optou para que seja oficiada posteriormente, por cometimento “in tese” de crime ambiental tipificado no artigo 32 da lei federal 9065/98. O envolvido responderá criminalmente.

COMENTÁRIOS