
Por
Maristela Coimbra
Presidente Prudente (SP) – O intercâmbio educacional deixa de ser privilégio de grandes centros e se torna uma oportunidade acessível para estudantes, profissionais e famílias que buscam crescimento pessoal, fluência em um segundo idioma e diferenciação no mercado de trabalho. Para democratizar esse acesso a Travel Mate promove, no dia 13 de setembro, um evento gratuito com palestras exclusivas e acesso direto a programas de intercâmbio para diferentes públicos.
O universo do intercâmbio engloba desde alunos que desejam programas para aprimorar o idioma, até profissionais iniciantes que buscam especialização ou cursos técnicos no exterior. Entre os adultos e famílias as experiências culturais e comportamentais estão cada vez mais entre as opções mais buscadas.
Crescimento do setor e tendências
Pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta) aponta que 21% dos brasileiros planejam fazer intercâmbio nos próximos anos, motivados tanto pelo aprimoramento do idioma (29,2%) quanto pelo desenvolvimento de habilidades e experiências culturais (45%).
“Esses números mostram que a busca por experiências internacionais não se limita às grandes capitais, mas cresce também nas cidades do interior, revelando um público cada vez mais diverso. Nosso objetivo é democratizar o acesso aos programas de intercâmbio, para que cada vez mais pessoas possam viver essa experiência transformadora, que permanece para a vida toda”, afirma Danilo Calçado, proprietário da Travel Mate em Prudente.
Soft skills cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho
Além da fluência em outro idioma, o intercâmbio contribui para o desenvolvimento de soft skills, competências comportamentais essenciais no mercado atual. Segundo o World Economic Forum (2024), 8 em cada 10 empregadores consideram essas habilidades tão ou mais importantes que as técnicas para os próximos cinco anos.
Entre elas, estão:
-
Adaptabilidade – essencial em um mundo em constante transformação;
-
Comunicação intercultural – saber se expressar e se conectar em diferentes contextos culturais;
-
Resolução de problemas – enfrentar imprevistos com criatividade e autonomia;
-
Colaboração – trabalhar em equipe com pessoas de diferentes origens;
-
Pensamento global – compreender os desafios do mundo além das fronteiras locais.
Estudantes do interior que participam de programas internacionais retornam com diferenciais competitivos, podendo alcançar salários até 61% mais altos, além de vivências que promovem autoconhecimento, amadurecimento emocional e expansão da visão de mundo.
Gabriel conta que o aprendizado diário foi uma experiência incrível. “Fiquei muito feliz com a oportunidade de aprender todos os dias. Aprender sobre gastronomia, cultura e costumes das famílias locais é algo que vou levar para a minha vida”, explica Gabriel que acabou de voltar do intercâmbio.
Diversidade cultural e autoconhecimento a todas as pessoas
Viver em outro país permite desenvolver inteligência emocional, autoconfiança e clareza sobre valores pessoais, contribuindo para decisões de vida mais alinhadas aos objetivos individuais. A diversidade cultural transforma diferenças em oportunidades de crescimento pessoal, enriquecendo tanto a vida profissional quanto a pessoal dos participantes.
Os acampamentos de férias americanos, amplamente divulgados em filmes, estão entre os programas de intercâmbios mais procurados e mudou a vida do prudentino Samuel. O Jovem de 25 anos viveu essa experiência como monitor no Texas . “Foi um sonho pra mim. Viver a rotina, as atividades e as experiências de um acampamento americano, como monitor, foi algo realmente transformador para minha vida”, finalizou Bettoni.
Sobre o Evento
-
Evento: Feira do Intercâmbio
-
Data: 13 de setembro de 2025
-
Horário: das 11h às 17h
-
Local: Aruá Hotel, Presidente Prudente/SP
-
Inscrições: Inscrições gratuitas
Sobre a TravelMate
Fundada em 2002, a TravelMate já realizou o sonho de mais de 40 mil intercambistas. A empresa possui mais de 30 unidades no Brasil e é filiada à Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), ligada à ABF (Associação Brasileira de Franchising) e credenciada junto à Embratur.