O vereador Izaque Silva (PL) emitiu uma nota oficial comentando as denúncias do procurador da Câmara de Vereadores de Presidente Prudente, Dr. Fernando Monteiro e do presidente da Casa, William Leite, os quais o acusam de falta de decoro parlamentar.
Na noite de ontem, em sessão ordinária, as denúncias foram lidas em plenário, e por votação dos vereadores foram aceitas, o que as levou para apreciação da Comissão de Ética da Câmara.
Confira a nota do vereador Izaque Silva:
Caros eleitores prudentinos,
Nestes mais de 40 anos de vida pública, sempre prezei pela transparência em minhas ações e posicionamentos, de modo que me manifesto no presente ato para esclarecimento público.
Seja no Poder Legislativo, seja no Poder Executivo, a minha conduta sempre foi pautada na ética, no respeito, na legalidade e na moralidade; nunca abrindo mão dos meus princípios norteadores.
Por isso, respeito a decisão tomada no plenário da Câmara Municipal de Presidente Prudente na noite de ontem, 04 de agosto de 2025, e aguardo o momento do contraditório e da ampla defesa.
Tenho a consciência limpa de nunca ter desrespeitado nenhum dos deveres impostos ao cargo de vereador, assim como nunca ter cometido qualquer crime ou infração que envergonhassem as minhas crenças, a minha família e os meus eleitores que sempre confiaram em meu trabalho.
Devido a ter sido diagnosticado com COVID-19, não pude comparecer à Sessão Ordinária, nem mesmo ler minha retratação, posto que me encontro em isolamento domiciliar dos dias 03 a 09 de agosto (cf. atestado médico em anexo).
Ressalto veementemente que, na sessão do dia 30 de junho de 2025, apenas defendi um direito que tenho enquanto Vereador de liberdade de expressão.
Reconheço que acabei por me exaltar, porém, novamente, ressalto que o fiz em estrita defesa de projetos que refletem no bem-estar da população prudentina; sendo um deles o pedido de gratuidade no transporte público para pessoas de 60 a 65 anos de idade. Projeto este, vale ressaltar, protocolado no início do mês de maio.
É prerrogativa do vereador a inviolabilidade por opiniões, palavras e votos, imunidade esta que garante que o parlamentar não seja responsabilizado criminal ou civilmente por suas opiniões, palavras e votos expressos no exercício do mandato e dentro dos limites do municipio. Ou seja, não há qualquer embasamento jurídico que fundamente tal denúncia, posto que agi em consonância com a lei e, por isso, tenho minha consciência limpa.
Minha trajetória de vida é e sempre foi dedicada ao trabalho social, às entidades, e ao povo prudentino que confiou a mim 8 mandatos como Vereador na maior cidade do Oeste Paulista, além de ter sido Vice-Prefeito e Deputado Federal Suplente.
Agradeço a cada um que acredita e deposita sua confiança em nosso trabalho, feito com amor, carinho, dedicação e respeito ao ser humano.
Reitero o meu compromisso de continuar trabalhando com dedicação no livre debate de ideias e defendendo projetos que tragam, de alguma forma, benefícios para a população prudentina.
Que Deus abençoe a todos!
Isaías 54:17.
Muito obrigado.
Vereador Izaque Silva
“Compromisso com a Comunidade”
Presidente Prudente, 05 de Agosto de 2025.