Em agosto, o Programa Cidadescola completa 15 anos. E para celebrar essa trajetória de aprendizado e transformação, a equipe gestora está preparando uma série de ações que aproximem ainda mais a comunidade do dia a dia das oficinas oferecidas pelo programa. Uma destas ações foi realizada nesta segunda-feira (07), com a participação do prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello – Tupã.
Trata-se da gravação de um podcast especial, produzido pelos próprios alunos do Cidadescola, onde eles estão dando vozes a quem viveu esse programa. “O podcast é só o começo das ações comemorativas que estão sendo planejadas. Ao longo do mês de agosto, outras iniciativas devem destacar o Cidadescola na vida das nossas crianças”, disse a secretária municipal de Educação, Karina Gomes.
A gravação desta segunda-feira (07) contou com o apoio de duas professoras: Fernanda, de realidade virtual e aumentada, e a professora Mônia, responsável pelas oficinas de robótica. Elas explicaram que a proposta é justamente valorizar o olhar das crianças. “A ideia surgiu da vontade de mostrar o programa para a população a partir das oficinas. É muito gratificante ensinar de forma lúdica e ver o envolvimento deles com a tecnologia e a criatividade”, explicam.
Na gravação, os alunos Nicolas e Thauani encararam os microfones com entusiasmo, e um pouquinho de nervosismo para entrevistar o Prefeito Tupã. “Fiquei nervoso, mas consegui fazer. E queria fazer mais vezes!”, contou Nicolas. Já Thauani se divertiu com a experiência, mesmo com o frio na barriga. “Fiquei bem ansiosa quando vi o prefeito, mas foi muito legal e divertido”, disse a estudante.
Além do prefeito de Prudente, o podcast vai ouvir pais, diretores, professores e outros que ao longo destes 15 anos fizeram parte do Cidadescola. Tupã foi um dos primeiros entrevistados, respondeu perguntas pessoais e sobre a situação da cidade. “Vamos lutar muito para que todas as crianças possam sonhar. Peçam com o coração aquilo que desejam, e nós faremos a nossa parte para realizar. Brinquem bastante, mas estudem ainda mais”, finalizou Tupã.