A Energisa Sul-Sudeste divulgou um novo balanço de inspeções realizadas na região com o intuito de identificar desvios de energia elétrica por meio de práticas criminosas como ligações clandestinas e fraudes em medidores de energia. Em apenas três meses, na região de Presidente Prudente, a concessionária constatou mais de 126,4 mil kWh de energia desviada. Para se ter ideia do impacto, essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer 632 famílias durante um mês inteiro.
De acordo com Sidney Aparecido Lucio de Souza, coordenador de Leitura e Combate a Perdas de Energia, periodicamente a Energisa monitora o comportamento de consumo de energia elétrica dos clientes. Além de profissionais especializados, a área tem o aporte de um sistema de inteligência artificial e, diante de casos suspeitos, são realizadas inspeções in loco para confirmar se são fraudes, furtos de energia ou algum problema técnico no sistema de medição do cliente.
“O que nos preocupa é que mesmo sendo uma prática criminosa, muitas pessoas se arriscam e colocam em perigo a própria vida, fazendo intervenções irregulares na rede elétrica. Por isso, nossa atuação visa combater o crime e garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica para a comunidade”, reforça.
Uma vez que o furto e a fraude de energia são crimes previstos no Código Penal, ao confirmar a irregularidade no local, as equipes da Energisa acionam a Polícia Civil para lavrar um boletim de ocorrência. Dessa forma, além de arcar com os prejuízos financeiros pelo desvio da energia, o responsável pelo imóvel responde criminalmente e o fornecimento de energia é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada.
Números da região
Nos últimos três meses as equipes da Energisa estiveram em 941 imóveis residenciais, comerciais, industriais nas áreas urbanas e rurais dos 24 municípios atendidos pela concessionária na região de Prudente.
As inspeções confirmaram 45 irregularidades, que totalizaram 126.450 kWh desviados e um prejuízo financeiro que ultrapassa R$ 100 mil. “Um prejuízo muito grande para toda a comunidade já que, conforme a legislação vigente em todo o país, os custos da energia furtada acabam sendo divididos na tarifa de todos os clientes, impactando diretamente quem paga as suas contas em dia”, acrescenta Sidney.
Por isso, a Energisa reforça a importância de a comunidade denunciar situações suspeitas de furto de energia. “A denúncia pode ser feita pelo telefone 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site energisa.com.br. A identidade do denunciante é mantida em total anonimato”, garante.