Secretaria de Assistência Social fará ações alusivas ao Dia de Combate ao abuso de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), prepara as ações de conscientização referentes à Campanha Maio Laranja, alusiva ao Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.

No dia 19 de maio, será realizada uma roda de conversa sobre o tema com jovens atendidos na Fundação Mirim, no período da manhã e da tarde, pela equipe da SAS.  A palestra será ministrada pelos profissionais do CREAS, vinculados à Secretaria de Assistência.

Durante o mês de maio, diversas outras ações serão realizadas para reforçar a luta contra o abuso e a exploração sexual infantil. No 23 de maio, haverá uma palestr online com a advogada Silvia Lordello,  na OAB, para os profissionais capacitados da rede de proteção da criança e adolescente  . A ação é promovida pelo Comitê Gestor do Protocolo da Escuta Especializada do Município de Presidente Prudente e OAB – Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente.

Apoio:

Sobre a data

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos, chamada Araceli, sofreu abuso e exploração sexual, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi o dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.

COMENTÁRIOS